Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mundial de Futsal

Brasil e Argentina decidem vaga para final do Mundial de Futsal

Jogo acontece nesta quarta-feira (29), às 14h; hermanos são os atuais campeões

28 de Setembro de 2021 às 14:33
Da Redação [email protected]
Rodrigo comemora vitória com Seleção Brasileira de Futsal, contra o Marrocos, nas quartas
Rodrigo comemora vitória com Seleção Brasileira de Futsal, contra o Marrocos, nas quartas (Crédito: Thaís Magalhães/CBF)

Amanhã é dia de clássico na Copa do Mundo de Futsal, que está sendo disputada na Lituânia: a Seleção Brasileira enfrenta a Argentina, atual campeã, pela semifinal do torneio, a partir das 14h desta quarta (29), em Kaunas, valendo uma vaga na grande decisão. Do outro lado da chave, Portugal e Cazaquistão decidem quem avança, em duelo marcado para quinta (30), também às 14h. O técnico Marquinhos Xavier analisou as partidas.

"É uma disputa importante, porque são duas equipes protagonistas. A Argentina é o atual campeão, então, eu acho que por isso dá uma entonação até maior para o confronto. O Brasil é um dos maiores vencedores também, então isso traz um ingrediente. Acho que do outro lado também são duas escolas muito bem representadas. A Europa representada por Portugal e por Cazaquistão, já com estilo de jogo um pouco diferente (...) Sendo a Argentina, é claro que para nós, sul-americanos, têm um caráter de bastante rivalidade. É uma final, porque sem ela você não chega na final. Então não tem para onde correr, você tem que aceitar esse desafio entendendo que ele te leva ao objetivo final, que é estar na disputa deste Mundial”.

A Seleção Brasileira conta com quatro nomes do Magnus, de Sorocaba: o goleiro Djony, os alas Leozinho e Leandro Lino e o fixo Rodrigo, responsável pela “bomba” que deu a vitória ao país sobre o Marrocos, por 1 a 0, nas quartas. Ele deve estar entre aqueles que iniciam o jogo. No gol, Guitta deve seguir, assim como Dyego, Ferrão e Gadeia no restante das posições.

"Eu acho que no futsal vai ser o maior Brasil e Argentina da história. A gente já se enfrentou em uma quartas de final, agora a gente se enfrenta numa semi. É Brasil e Argentina igual ao do campo. A gente traz essa rivalidade, não tem jeito. Os jogadores de campo assistindo. O Messi assistindo à Argentina, o Neymar assistindo ao Brasil. Então a gente chegou num nível muito elevado, que a gente gosta muito. Estávamos precisando desse carinho. A rivalidade é essa, é intensa. Dentro de quadra vamos tentar puxar para o nosso lado e colocar o Brasil no topo", disse Rodrigo.

O Brasil, maior campeão do mundo no futsal, está em busca de seu sexto título (quando organizado pela Fifa). Na primeira fase, teve 100% de aproveitamento, vencendo Vietnã, República Tcheca e Panamá. Já no mata-mata, deixou para trás Japão e Marrocos. A última taça foi conquistada em 2012, na Tailândia, e, na edição passada, acabou caindo nas oitavas de final para o Irã. Do outro lado, a Argentina também vem com tudo na busca por seu segundo título. Também com 100% de aproveitamento na fase de grupos, batendo Estados Unidos, Sérvia e Irã, deixou para trás Paraguai e Rússia, esta nos pênaltis, no mata-mata.