Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato Brasileiro

Sylvinho vive ‘terror’ de técnicos corintianos no dérbi com o Verdão

25 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Comandante do Timão está pressionado.
Comandante do Timão está pressionado. (Crédito: RODRIGO COCA / AG. CORINTHIANS)

O baixo aproveitamento do Corinthians na Neo Química Arena (10 pontos de 33 disputados -- aproveitamento de 30,3%) e a irregularidade da equipe no Brasileirão não são os únicos componentes negativos que pressionam Sylvinho no cargo. Antes do clássico com o Palmeiras, hoje (25), às 19h, pela 22ª rodada, o treinador é assombrado pelo histórico recente de demissões de técnicos corintianos após derrotas no dérbi.

Nos últimos cinco anos, o Palmeiras provocou a queda de Cristóvão Borges (2016), Tiago Nunes (2020) e Vagner Mancini (2021). E as dispensas têm em comum o fato de terem acontecido após derrotas pelo mesmo placar (2 a 0) e no mesmo local, a Neo Química Arena.
Na história, o Palmeiras foi responsável por nove demissões de treinadores do arquirrival. E Sylvinho pode ser o décimo porque não conseguiu fazer o time render mesmo com reforços de peso.

Para mudar o cenário e fazer com que o Corinthians vença o primeiro clássico sob seu comando, Sylvinho deve lançar o quarteto “galáctico” formado por Renato Augusto, Giuliano, Róger Guedes e Willian, além de sacrificar Jô em favor do jovem Gabriel Pereira. No meio, a tendência é de que Cantillo seja escolhido para a vaga de Gabriel, suspenso.

Xavier seria o substituto imediato do volante, mas Sylvinho planeja apostar numa equipe mais leve e rápida para acabar com o jejum de três jogos sem vencer no Brasileirão. Apesar de não perder há sete partidas, o time empatou as últimas três, todas por 1 a 1, diante de Juventude, Atlético-GO e América-MG.

“Estamos buscando entrosamento, não fizemos uma partida inteira juntos. Eu entendo a pressão por parte do torcedor no Sylvinho, o torcedor é passional, entendo a imprensa que quer ver um melhor futebol, mas tudo depende de como você enxerga”, disse Giuliano, em defesa do treinador.

Enquanto Abel Ferreira também pensa na Libertadores. - CESAR GRECO / AG. PALMEIRAS
Enquanto Abel Ferreira também pensa na Libertadores. (crédito: CESAR GRECO / AG. PALMEIRAS)

No Palmeiras, o técnico Abel Ferreira pode poupar peças importantes pensando na partida mais decisiva da temporada, valendo vaga à final da Libertadores, terça-feira que vem, contra o Atlético-MG, no Mineirão. Mas como trata-se de um dérbi, é improvável que ele escale uma formação muito modificada, alternativa. Irá com o que considera ter de melhor, com possíveis mudanças por desgaste físico. Quem está bem vai jogar. Complicar um rival nunca é demais.

A rodada começa às 17h, com Chapecoense x Ceará. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

CORINTHIANS x PALMEIRAS

Corinthians - Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Cantillo; Willian, Renato Augusto, Giuliano e Gabriel Pereira; Roger Guedes. Técnico: Sylvinho

Palmeiras - Weverton; Marcos Rocha (Gabriel Menino), Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Danilo (Felipe Melo), Patrick de Paula, Raphael Veiga e Dudu; Wesley (Rony) e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira

Árbitro - Raphael Claus (Fifa/SP)

Horário - 19h

Local - Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Galeria

Confira a galeria de fotos