Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esportes paralímpicos

Sorocabanas são destaque em torneio de atletismo paralímpico

Atletas do Atletismo ACD/Sorocaba obtiveram o 2º e o 3º lugares na prova de lançamento de dardo no 9° Torneio Atletismo Paulista

22 de Setembro de 2021 às 17:07
Da Redação [email protected]
Isabela Fernanda de Melo Cabral e Kevelyn Vitória do Carmo Azevedo foram destaque
Isabela Fernanda de Melo Cabral e Kevelyn Vitória do Carmo Azevedo foram destaque (Crédito: Divulgação)

As atletas Isabela Fernanda de Melo Cabral e Kevelyn Vitória do Carmo Azevedo, da equipe Atletismo ACD/Sorocaba, obtiveram o segundo e o terceiro lugares na prova de lançamento de dardo no 9° Torneio Atletismo Paulista, ocorrido em São Bernado do Campo no último sábado (18). As marcas foram de 14,41m e 12,34m, respectivamente.

O projeto Atletismo ACD/Sorocaba, trazido recentemente em uma das reportagens do Jornal Cruzeiro do Sul, é desenvolvido pela Associação Criança Feliz em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes).

O objetivo é buscar a inclusão social por meio do esporte paralímpico, com atividades realizadas no Centro Esportivo da Vila Gabriel para crianças de dez a 17 anos, além de pessoas acima dos 18 com deficiência física, intelectual ou visual. São oferecidas diversas modalidades, como corrida, salto em distância, arremesso do peso, lançamento de dardo, corrida com cadeira de rodas, entre outras.

No torneio, que foi realizado pela Federação Paulista de Atletismo (FPA), a equipe sorocabana também contou com a participação dos seguintes atletas: Tiago Cabral (lançamento de disco), Giovane Henrique Lira (100 m), Everton dos Santos (400 m), Gilberto Dias (800 m), José Rivaldo da Silva (800 m), Demétrio Vieira (800 m), Beatriz Sarayva (100 m), Eunice Pires (100 m) e Valdívia Evangelista (100 m).

Medalha de bronze no salto em distância

Além do Torneio Atletismo Paulista, o atleta Everton dos Santos participou das Paralimpíadas Universitárias 2021, que ocorreu de 16 a 19 de setembro, em São Paulo, e foi realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Ele conquistou a medalha de bronze na prova do salto em distância na classe T47 (para amputados de membros superior).

As Paralimpíadas Universitárias têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.