Buscar no Cruzeiro

Buscar

Basquete feminino

Pró-Esporte faz estreia no Campeonato Paulista neste sábado

Após vice na Copa São Paulo, equipe comandada por Marcinho ganhou reforços e sonha ainda mais alto

10 de Setembro de 2021 às 13:04
Da Redação [email protected]
Nonato e Aruzha fazem parte do elenco da Pró-Esporte para o Paulista de 2021
Nonato e Aruzha fazem parte do elenco da Pró-Esporte para o Paulista de 2021 (Crédito: Produtora Filmezz/Divulgação/Pró-Esporte)

Depois de ter conquistado o vice-campeonato na Copa São Paulo, a equipe da Pró-Esporte/Sorocaba voltará às quadras neste sábado (11), às 18h, para fazer sua estreia no Campeonato Paulista - Divisão Especial Feminina 2021. O adversário será o Tietê-Agroindustrial/Bax Catanduva, em jogo a ser realizado na Escola Portal, em Sorocaba, ainda sem a presença do público por conta da Covid-19. Vale lembrar que as adversárias já estrearam e vêm de vitória em cima do Vera Cruz Campinas, atual bicampeã.

“O Campeonato Paulista é uma competição muito difícil e contará com cinco equipes que disputaram a Liga de Basquete Feminina (LBF) em 2021. Desta forma, acredito que teremos que buscar evolução durante o torneio e melhorar jogo a jogo”, avaliou o técnico Marcinho, que ainda falou sobre os reforços contratados para a disputa:

“Montamos um grupo competitivo, com várias jogadoras que já jogaram em Sorocaba, mas teremos que trabalhar bastante para dar entrosamento para esta nova formação”.

Após a Copa SP, a comissão técnica foi em busca de nomes conhecidos da torcida sorocabana para se reforçar. Além das renovações das armadoras Aruzha Michaski e Sandra, da pivô Fernanda Lú e das atletas de base Rebeca, Luana e Nicole, a Pró-Esporte contratou a experiente pivô Lorena Silva, a armadora Letícia “Tita”, a ala-pivô Lee Lisboa e a pivô Jeniffer Nonato.

Lorena tem ampla passagem por Sorocaba e estava na LSB/RJ, enquanto Tita disputou o Paulista de 2020 na cidade e, em 2021, estava no Ituano, que sagrou-se campeão da LBF recentemente. Já Lee Lisboa estava no Sampaio Corrêa, do Maranhão e, por fim, Jeniffer retornou à equipe após passagens por Portugal e Vera Cruz Campinas. Outra novidade foi a entrada da Loja dos Sonhos Colchões com o nova patrocinadora, que se junta a Unimed Sorocaba, Prefeitura Municipal, Comercial JVD, Audistar, PróSaude, Filmezz, Move, Conti Cola, Grand Hotel Royal e Escola Portal.

Formato de disputa

São seis equipes participantes do Campeonato Paulista - Divisão Especial Feminina 2021: além da Pró-Esporte, também jogarão o Santo André/Apaba, Sesi/Araraquara, Ituano Basquete, Vera Cruz Campinas e Tietê-Agroindustrial/Bax Catanduva.

Pelo sistema de disputa, as seis equipes jogam a primeira fase em turno único completo (cinco jogos cada). Na segunda fase, as três primeiras formarão um grupo e as três últimas outro, que irão jogar em turno e returno dentro da chave (quatro jogos cada).

As equipes dentro dos grupos serão realinhadas e as duas primeiras do grupo de cima se classificam direto para a semifinal. As quatro restantes jogarão os playoffs de melhor de três nas quartas de final, de onde sairão duas para cruzar na semifinal com as duas primeiras colocadas, definindo a decisão. Semifinais e final também serão jogadas em melhor de três jogos.