Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eliminatórias da Copa

Brasil derrota o Peru e engata oitava vitória nas Eliminatórias

10 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Neymar marcou no 1º tempo e tornou-se o maior artilheiro do Brasil na competição.
Neymar marcou no 1º tempo e tornou-se o maior artilheiro do Brasil na competição. (Crédito: NELSON ALMEIDA / AFP (9/9/2021))

O Brasil esqueceu o polêmico clássico com a Argentina e fez ontem (9) o que se esperava: venceu o Peru com facilidade, por 2 a 0, com gols de Everton Ribeiro e Neymar, na Arena Pernambuco. Cobrada por uma boa atuação, a equipe de Tite jogou bem. Foi mais leve, criativa e dominou o adversário para engatar a oitava vitória consecutiva nas Eliminatórias, algo inédito no torneio classificatório para a Copa do Mundo de 2022. Tem 24 pontos, cinco a mais que a Argentina, segunda colocada, e segue sem perder para o Peru na competição. O adversário é o sétimo, com oito pontos.

Lucas Veríssimo ocupou a vaga de Marquinhos e Gerson jogou à vontade, perto de Casemiro e Lucas Paquetá. Com Danilo e Alex Sandro mais soltos, o meio de campo funcionou, Neymar se movimentou bastante e o jogo fluiu. O primeiro gol saiu dos pés de Everton Ribeiro, aos 13 minutos, após jogada de Neymar. O craque do PSG desarmou Santamaría na lateral esquerda sem falta, na avaliação do árbitro colombiano Wilmar Roldán, invadiu a área e rolou para trás, de onde chegava o companheiro.

Minutos depois, o árbitro deixou passar um pênalti a favor do Brasil. Mas não fez falta porque a seleção brasileira ampliou com Neymar. Aos 39’, o segundo maior artilheiro da história da seleção marcou um gol fácil, só escorando para as redes depois da finalização de Everton Ribeiro desviada por Santamaria e que caiu nos pés do camisa 10, agora o maior artilheiro do Brasil em Eliminatórias, com 12 gols, deixando para trás Romário e Zico (11 cada).

O ritmo apresentado no primeiro tempo foi reduzido na etapa final. Embora a seleção brasileira tenha encontrado ainda mais espaços para atacar, não conseguiu mais balançar as redes e foi pouco efetiva. Gabigol pediu jogo, entrou na área e fez uma boa partida, mas perdeu um gol impressionante no primeiro minuto da segunda etapa que talvez não desperdiçaria com a camisa do Flamengo.

Com o time estagnado, o jogo truncado e de certa forma até violento, com muitos cartões amarelos, Tite fez mudanças e deu oportunidade para os campeões olímpicos Matheus Cunha e Daniel Alves. Depois, lançou mão de Bruno Guimarães e promoveu o retorno de Hulk depois de cinco anos e a estreia de Edenílson. O atacante do Atlético-MG teve a chance de marcar o terceiro, mas finalizou para fora.

No fim, Neymar levou amarelo por falta em Callens. Como estava pendurado, não vai enfrentar a Venezuela no próximo compromisso das Eliminatórias, em outubro. A convocação para a próxima Data Fifa será no dia 17 deste mês. A classificação está muito bem encaminhada. O desafio, agora, é buscar a sintonia fina para chegar no Catar na plenitude. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

BRASIL 2 x 0 PERU

Brasil - Weverton; Danilo (Daniel Alves), Éder Militão, Lucas Veríssimo e Alex Sandro; Casemiro (Bruno Guimarães), Gerson (Edenílson), Lucas Paquetá e Everton Ribeiro (Matheus Cunha); Neymar e Gabriel (Hulk). Técnico: Tite

Peru - Gallese; Advíncula, Santamaría (Christian Ramos), Callens e Marcos López; Tapia (Cartagena), Yotún (Gabriel Costa), Gonzáles, e Cueva (Flores); Carrillo e Lapadula (Ruidíaz). Técnico: Ricardo Gareca

Gols - Everton Ribeiro, aos 13, e Neymar, aos 40 minutos do 1º tempo

Árbitro - Wilmar Roldán (Colômbia)

Cartões amarelos - Tapia, Yotun, Santamaría, Casemiro, Lucas Paquetá, Christofer Gonzales, Gabigol, Gabriel Costa, Neymar

Local - Arena Pernambuco, no Recife