Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eliminatórias da Copa

Argentinos Martínez e Buendia voltam à Inglaterra via Croácia evitando quarentena

Eles não encaram a Bolívia, na sexta-feira; viagem passa antes em Madrid para evitar isolamento obrigatório de dez dias

06 de Setembro de 2021 às 16:13
Estadão Conteúdo [email protected]
 Partida valida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2022,  na Arena Neo Química, na zona leste da capital.
Quatro argentinos foram retirados de campo por conta de quebra de protocolo anticovid (Crédito: ALEX SILVA/ESTADAO)

Martínez e Buendía, dois dos quatro jogadores da Argentina envolvidos na polêmica da quebra de protocolos de segurança anticovid antes do jogo com o Brasil, que acabou cancelado neste domingo, foram dispensados da seleção em acordo com o técnico Lionel Scaloni. Eles não encaram a Bolívia, na sexta-feira, e estão voltando para a Inglaterra.

Os atletas do Aston Villa vão retornar à Europa pela Croácia, passando antes em Madrid, para evitar um isolamento obrigatório de 10 dias num hotel da Inglaterra a quem volta de países da lista vermelha. Já Lo Celso e Romero permanecem com a seleção, mas devem ser punidos pelo Tottenham por causa do episódio e por viajaram sem liberação do clube.

VEJA MAISFifa investiga jogo entre Brasil e Argentina

A informação da volta via Croácia foi dada por Alejandro Martinez, irmão de Emiliano. Segundo ele, os jogadores deveriam voar da Argentina para a Croácia nesta segunda-feira, para evitar a quarentena obrigatória de dez dias em hotéis no retorno ao Reino Unido de um país da lista vermelha. "Eles vão viajar para a Croácia, para fazer a quarentena lá e depois ir para a Inglaterra", falou Alejandro à rádio La Oral Deportiva.

As condições foram estabelecidas pelo Aston Villa. A Federação Argentina de Futebol (AFA) revelou que Martínez e Buendía foram dispensados da seleção nacional, diferentemente dos atletas do Tottenham. Mas como Lo Celso e Romero viajaram para as Eliminatórias sem consentimento do clube londrino, ambos serão penalizados assim que retornarem.

Buendía foi o único dos quatro envolvidos na polêmica que não começou a partida com o Brasil. Martínez foi titular contra a Venezuela e estava em campo nos cinco minutos jogados na Neo Química Arena.

Uma viagem direta da América do Sul para a Inglaterra significaria quarentena em um hotel aprovado pelo governo à dupla do Aston Villa. Permanecer em um país na lista verde significa que poderão treinar e chegar a Birmingham sem entrar em quarentena.

Ambos perderão o jogo do Campeonato Inglês no sábado, contra o Chelsea, mas poderão jogar na próxima rodada contra o Everton. A dispensa não teria ligação com a quebra de protocolos no Brasil e sim por um acordo com Scaloni.