Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eliminatórias da Copa

Clima de revanche

Pelas Eliminatórias, Brasil e Argentina repetem final da Copa América

05 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Em campo, um duelo entre as duas maiores estrelas do futebol sul-americano: Messi e Neymar.
Em campo, um duelo entre as duas maiores estrelas do futebol sul-americano: Messi e Neymar. (Crédito: MAURO PIMENTEL / AFP (10/7/2021))

Juntos, eles já fizeram história no Barcelona da Espanha. Agora, novamente lado a lado, a expectativa é que essa parceria encante o mundo pelo Paris Saint-Germain. No entanto, o que vai estar em jogo hoje (5), às 16h, quando Brasil e Argentina pisarem no gramado da Neo Química Arena, pelas Eliminatórias da Copa de 2022, vai ser o duelo particular que vai opor a genialidade de Messi diante do futebol refinado de Neymar -- embora o astro brasileiro ainda esteja fora de forma.

No embate das duas estrelas em jogos entre Brasil e Argentina, a vantagem só veio pender para o lado dos hermanos no último confronto. Desde o primeiro encontro, em 2010, foram cinco partidas. Messi levou a melhor em três. Já a seleção brasileira, sob o comando de Neymar, venceu os outros dois jogos.

Agora, em seu território, e em compromisso válido pelas Eliminatórias, na qual o Brasil lidera com 100% de aproveitamento, com sete vitórias em sete jogos, o craque revelado pelo Santos tem um objetivo em mente: voltar a empatar essa disputa e manter acesa essa rivalidade contra um meia-atacante que, por seis vezes, já foi consagrado o melhor futebolista do planeta.

O encontro mais recente envolvendo Neymar contra Messi não traz boas recordações aos torcedores brasileiros: a final da Copa América no Maracanã, vencida pelos hermanos por 1 a 0. Se para Messi veio a alegria de conquistar o seu primeiro grande título com a seleção principal, restou a Neymar o choro. Não só pela perda do troféu, mas também por permitir a festa do maior rival no seu próprio quintal.

Para Neymar, o sabor de revanche aumenta na mesma proporção que o tempo distancia a data da última vitória sobre Lionel. A última vez que ele derrotou a Argentina com Messi em campo foi em 2016. Como agora, o jogo valeu pelas Eliminatórias (Copa do Russia). Naquela oportunidade, em pleno Mineirão, o Brasil cravou um 3 a 0 com direito, inclusive, a gol do menino Ney.

O técnico Tite vai ter uma baixa na defesa. Suspenso, o zagueiro Marquinhos está fora da partida. Isso fez com que Léo Ortiz, do Bragantino, fosse chamado. Miranda e Lucas Veríssimo são outras opções.

Pelo lado argentino, o técnico Lionel Scaloni valorizou o triunfo diante da Venezuela, principalmente pelo fato de não perder o Brasil de vista. Neste domingo, num confronto direto, ele espera barrar o aproveitamento 100% dos brasileiros nas Eliminatórias.

A grande preocupação por parte do adversário é em recuperar Lionel Messi. Ele recebeu uma entrada dura de Adrian Martínez. Em tratamento logo após a partida, o jogador, no entanto, não deverá ser problema para a partida contra o Brasil. Paredes e Otamendi devem ser a novidade da seleção argentina contra o Brasil. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

BRASIL x ARGENTINA

Brasil - Weverton; Danilo, Éder Militão, Miranda e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães (Gerson), Lucas Paquetá; Neymar, Vinicius Júnior (Everton Ribeiro) e Gabigol. Técnico: Tite

Argentina - Emiliano Martínez; Molina, Pezzella, Otamendi e Acuña; De Paul, Rodríguez, Lo Celso; Di María, Messi e Lautaro. Técnico: Lionel Scaloni

Árbitro - Jesus Valenzuela (Venezuela)

Horário - 16h

Local - Neo Química Arena, em São Paulo

ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS

6ª rodada

16h - Brasil x Argentina
18h - Equador x Chile
19h - Uruguai x Bolívia
19h - Paraguai x Colômbia
22h - Peru x Venezuela