Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vitória protocolar

Em jogo fraco, Brasil derrota o Chile e segue 100% nas Eliminatórias

Depois de um fraco primeiro tempo, o time de Tite melhorou com as entradas de Éverton Ribeiro e Gerson

03 de Setembro de 2021 às 01:41
Cruzeiro do Sul [email protected]
Éverton Ribeiro saiu do banco de reservas para fazer o único gol do jogo
Éverton Ribeiro saiu do banco de reservas para fazer o único gol do jogo (Crédito: LUCAS FIGUEIREDO / CBF (2/9/2021))

A seleção brasileira chegou à sétima vitória consecutiva nas Eliminatórias para a Copa do Mundo ao derrotar o Chile por 1 a 0, nesta quinta-feira (2), em Santiago. Depois de um fraco primeiro tempo, o time de Tite melhorou com as entradas de Éverton Ribeiro e Gerson e manteve os 100% de aproveitamento no torneio. Tem 21 pontos, seis a mais do que a Argentina, a segunda colocada -- e adversária de domingo, às 16h, na Neo Química Arena.

O duelo no Chile contou com 10.800 torcedores. Como o país tem 72% da população totalmente vacinada contra a covid-19, maior porcentual da América Latina, o governo local decidiu abrir o estádio para o público. Cerca de 100 mil chilenos se inscreveram para ir à partida e uma minoria foi sorteada para comprar o ingresso. Os sortudos viram um jogo de pouca técnica.

Com um time remendado -- 12 jogadores convocados não foram liberados por seus clubes --, Tite achou melhor se preocupar em não tomar gols. E foi dando espaço para o Chile. Somente em um contra-ataque, Gabigol, que atuou aberto pela direita, avançou e tocou para Neymar. A bola pegou no morrinho e o camisa 10 isolou a única boa chance do time brasileiro na etapa inicial.

O Chile teve duas boas chances na sequência. Vidal cobrou falta no meio do gol e Wevertou espalmou para frente. Vargas aproveitou o rebote de cabeça e o goleiro brasileiro fez uma boa defesa para evitar o gol. A equipe da casa continuou em cima e chegou a marcar, mas não valeu. Morales mandou para as redes em impedimento.

Na volta do intervalo, Tite colocou Gerson no lugar de Bruno Guimarães, que estava com cartão amarelo, e Éverton Ribeiro na vaga de Vinicius Jr. O time melhorou um pouco. Aos 18’, Danilo, em uma das raras chegadas ao ataque, tocou para o meio. Éverton Ribeiro tocou para Neymar, que chutou em cima do goleiro Bravo. Na sobra, Éverton Ribeiro mandou para as redes. Foi o segundo gol do meia do Flamengo com a camisa da seleção.

A vantagem deu impressão de que o Brasil embalaria. Marquinhos apareceu na área adversária e quase ampliou. Mas depois cometeu falta e recebeu cartão amarelo, estando suspenso no clássico com a Argentina. Tite deverá escolher entre Lucas Veríssimo e Miranda.

Mesmo visivelmente fora de forma e com atuação discreta, Neymar permaneceu em campo o jogo inteiro. Nos minutos finais, o Chile tentou tumultuar a partida. Vidal se jogou na área e pediu pênalti. O VAR mandou seguir. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

CHILE 0 x 1 BRASIL

Chile - Bravo; Maripán, Medel e Paulo Díaz (Palacios); Isla, Vidal, Pulgar, Charles Aránguiz (Valdés) e Mena; Vargas e Morales (Jiménez). Técnico: Martín Lasarte.

Brasil - Weverton; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães (Gerson)e Lucas Paquetá; Neymar, Gabigol (Matheus Cunha) e Vinicius Jr (Éverton Ribeiro). Técnico: Tite

Gol - Éverton Ribeiro, aos 18 do 2º tempo

Árbitro - Diego Haro (Peru)

Cartões amarelos - Bruno Guimarães, Marquinhos, Neymar e Gerson; Morales, Maripán e Pulgas.

Local - Estádio Monumental de Santiago