Buscar no Cruzeiro

Buscar

Chave Para o Futuro

Golfe em Araçoiaba vira a segunda unidade de projeto social no Estado

O projeto social objetiva educar cidadãos por meio do esporte e disseminar a prática do golfe no Brasil

03 de Setembro de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Joaquim Frota Fonseca, o
Joaquim Frota Fonseca, o "Kin". (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (25/9/2019))

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra, em parceria com o Lago Azul Golfe Clube (LAGC), Federação Paulista de Golfe (FPG) e o Governo do Estado de São Paulo, lança nesta sexta-feira (3), às 14h30, o projeto “Golfe Chave Para o Futuro” com a presença de autoridades, dentre eles o secretário de esportes do Estado, Aildo Rodrigues Ferreira. Esta será a segunda unidade do projeto, que já existe em Indaiatuba.

“Meu objetivo é desenvolver projetos sociais para fazer do golfe um esporte mais popular e mostrar que todos podem ter acesso. Então, nós criamos esse projeto em parceria entre a Federação Paulista, do município, no caso Araçoiaba, porque o clube de golfe fica na cidade, junto com a Secretaria de Esportes do Governo de Estado de São Paulo”, disse Joaquim Frota Fonseca, o “Kin”, diretor do Departamento de Desenvolvimento e Novos Projetos da Federação Paulista de Golfe e praticante da modalidade.

O projeto social objetiva educar cidadãos por meio do esporte e disseminar a prática do golfe no Brasil. A principal meta é a inclusão, na modalidade, de crianças entre sete e 12 anos, de escolas públicas e todas as classes sociais, por meio da ampliação do acesso aos clubes e inclusão na cadeira produtiva do esporte.

“A gente quer que eles tenham acesso a essa ‘escolinha de golfe’, em princípio para aprender a jogar golfe, mas também aprender tudo que acontece no universo desse esporte, como a parte de equipamentos, como trabalhar com a terra, recursos humanos, ou seja, desenvolver condições para trabalhar com isso também. E, claro, se forem captados talentos nesse projeto, vão seguir na carreira tendo aulas com profissionais do Lago Azul e, se evoluírem, os melhores potenciais podem fazer intercâmbio com uma escola nos Estados Unidos”, complementou.

O Estado de São Paulo detém mais de 60% dos clubes da modalidade. A ideia é ampliar o projeto social do golfe para todo o Brasil, com criação de novos campos e também disseminação da prática.

Outras ações

Além do lançamento do projeto “Golfe Chave Para o Futuro”, também haverá outras ações igualmente importantes envolvendo a modalidade em Araçoiaba da Serra entre os dias 3 e 5 de setembro. A 9ª edição do Torneio de Golfe Beneficente Casa Ronald McDonald de Campinas acontecerá na cidade, com renda destinada à Associação de Pais e Amigos de Crianças com Câncer (APACC).

Haverá também o Golfe Solidário, um campeonato dividido em três etapas, com a participação dos 113 clubes do Brasil para a distribuição de cestas básicas às famílias vitimadas pela pandemia de Covid-19. O torneio acontecerá em parceria com a Confederação Brasileira de Golfe e o Movimento Social “UniãoBR”, sob gestão de Gabriella Marques, o qual, desde o início do coronavírus, tem se mobilizado para ajudar famílias com necessidades Brasil afora. (Marina Bufon)