Buscar no Cruzeiro

Buscar

Paralimpíada de Tóquio

Brasil conquista mais quatro ouros e se aproxima de recorde em Tóquio

No total, País soma agora 54 medalhas nos Jogos Paralímpicos, com 19 ouros, 13 pratas e 22 bronzes

02 de Setembro de 2021 às 13:14
Da Redação [email protected]
Nathan Torquato, de apenas 20 anos, comemora a conquista da medalha de ouro em Tóquio
Nathan Torquato, de apenas 20 anos, comemora a conquista da medalha de ouro em Tóquio (Crédito: Rogério Capela/CPB)

O Brasil conquistou quatro medalhas de ouro no nono dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Além de duas na natação e uma no atletismo, Nathan Torquato foi o primeiro campeão da história do parataekwondo na classe K44 para atletas até 61kg.

A final foi contra o egípcio Mohamed Elzayat, que nem deveria ter lutado, já que sofreu uma lesão no rosto durante a semifinal e, por segurança, não voltaria para a final. No entanto, após longa indefinição, os atletas chegaram a subir na área de combate e, depois de um golpe do brasileiro, os médicos interromperam o duelo e confirmaram Nathan como campeão.

Na natação, Talisson Glock e Gabriel Geraldo subiram ao lugar mais alto do pódio ao vencerem os 400m livre (classe S6) e os 50m costas (classe S2), respectivamente. Já no atletismo, Alessandro Silva conquistou o bicampeonato no lançamento de disco (F11). Com esses resultados, o país chegou à 19ª medalha de ouro na capital japonesa, faltando apenas duas para igualar a melhor marca do Brasil em uma única edição - o recorde foi de 21 ouros em Londres-2012.

As outras medalhas do dia vieram com a prata de Marivana Oliveira no arremesso de peso (classe F35) e o bronze de Mateus Evangelista no salto em distância (classe T37). No total, o Brasil soma agora 54 medalhas nos Jogos Paralímpicos, com 19 ouros, 13 pratas e 22 bronzes, na sexta colocação no quadro de medalhas geral. A China lidera (77 ouros e 167 medalhas), seguida por Grã-Bretanha e Comitê Paralímpico Russo.

Futebol de 5 - O Brasil confirmou a hegemonia na modalidade e está classificado para mais uma final dos Jogos Paralímpicos. Em um jogo equilibrado e debaixo de muita chuva, os brasileiros venceram Marrocos por 1 a 0, com um gol contra, na semifinal. Enfrentam na disputa pelo ouro a arquirrival Argentina, no sábado, às 5h30 (horário de Brasília), na busca pelo quinto ouro paralímpico consecutivo. 

Invicto e único vencedor das quatro edições de Jogos Paralímpicos disputadas desde que a modalidade foi inserida no programa do torneio, em Atenas 2004, o Brasil acumula marcas históricas. Com o triunfo sobre Marrocos, nesta quinta-feira, a equipe dirigida por Fábio Vasconcelos acumula um total de 53 gols marcados. Até agora são 26 jogos, com um total de 20 vitórias, seis empates e apenas quatro gols sofridos.

Goalball - O Brasil fez mais uma partida impecável contra a Lituânia, atual campeã paralímpica, e está na final do goalball masculino. O time bateu os europeus por 9 a 5 nesta quinta e retornou à decisão dos Jogos após nove anos. Os gols foram marcados por Parazinho (6), Leomon (2) e Romário. A briga pelo ouro inédito será contra a China, nesta sexta-feira, às 7h30. 

No feminino, o Brasil vencia os Estados Unidos por 2 a 0, mas sofreu o empate nos segundos finais da partida. O jogo seguiu igual nos dois tempos da prorrogação, mas as brasileiras acabaram derrotadas nos pênaltis (3 a 2) após 11 cobranças. Agora, as brasileiras continuam na briga por uma inédita medalha diante do Japão, na sexta, à 1h15, na decisão pelo bronze.

Vôlei sentado - O Brasil acabou derrotado, de virada, pelo Comitê Paralímpico Russo, por 3 sets a 1 na semifinal do masculino. Mesmo com o resultado, os brasileiros seguem na briga pelo bronze e jogam neste sábado, às 2h (de Brasília), contra a Bósnia.

Entre as mulheres, na última partida da fase classificatória, a Seleção Brasileira feminina de vôlei sentado venceu a Itália por 3 sets a 1 e garantiu a classificação para as semifinais como líder do Grupo A. A equipe está invicta na competição e encara os Estados Unidos, nesta sexta-feira, às 6h30 (horário de Brasília).