Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homenagem

Abner Teixeira recebe medalha de Jair Bolsonaro por destaque em Tóquio

Cerimônia aconteceu nesta quarta (1º), no Rio de Janeiro, e homenageou outros atletas militares

01 de Setembro de 2021 às 15:41
Da Redação [email protected]
(Rio de Janeiro - RJ, 01/09/2021) Cerimônia de Imposição da Medalha Mérito Desportivo Militar.
Foto: Alan Santos/PR
Abner Teixeira recebe Medalha de Mérito Desportivo Militar do presidente Jair Bolsonaro (Crédito: Alan Santos/PR)

Os atletas militares que se destacaram na Olimpíada de Tóquio, em julho, receberam medalhas do presidente Jair Bolsonaro em solenidade realizada na quarta-feira (1º), no Centro de Treinamento Físico Almirante Adalberto Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro. Um dos homenageados foi Abner Teixeira, que é natural de Osasco mas, durante toda a carreira, treinou e treina em Sorocaba.

O boxeador peso-pesado (até 91kg) foi medalhista de bronze nos Jogos e é terceiro sargento do Exército. Além dele, Ana Marcela, da maratona aquática; Herbert Conceição e Beatriz Ferreira, do boxe; e Daniel Cargnin, do judô, receberam a honraria.

Todos eles integram o Programa Atleta de Alto Rendimento (Paar), do Ministério da Defesa, que apoia 549 atletas, que recebem remuneração, assistência médica, acompanhamento nutricional e estrutura para treinamento. Dos 302 atletas que se classificaram para Tóquio, 92 eram militares, sendo 44 da Marinha, 26 do Exército e 22 da Aeronáutica.

Em seu discurso, Bolsonaro lembrou do tempo em que era atleta e destacou a dificuldade que participar de competições de alto nível, como os medalhistas olímpicos, que têm minutos ou segundos para garantir a vitória, fruto de anos de treinamento.

‘Eu me coloco no lugar de vocês, no Japão. Vocês nos proporcionaram momentos de alegria. Meus cumprimentos a vocês‘, disse o presidente, após entregar uma medalha especial ao boxeador Herbert Conceição.

Também estiveram presentes na solenidade, o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno; o comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos, e o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, entre outras autoridades. (Com informações da Agência Brasil)

Abner Teixeira concedeu uma entrevista ao Jornal Cruzeiro do Sul contando sua participação em Tóquio, que culminou com a conquista da medalha de bronze. Confira: