Buscar no Cruzeiro

Buscar

7 de setembro

DF se prepara para manifestações rivais

01 de Setembro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
A Esplanada dos Ministérios ficará com os bolsonaristas.
A Esplanada dos Ministérios ficará com os bolsonaristas. (Crédito: FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM / AGÊNCIA BRASIL)

O governo do Distrito Federal informou ontem (31) que a Esplanada dos Ministérios deve ser reservada exclusivamente para as manifestações bolsonaristas no feriado do dia 7 de setembro. Por estar no centro de Brasília e abrigar a sede dos Três Poderes, a Esplanada é, historicamente, o ponto central de grandes manifestações.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do DF, Julio Danilo, um novo local é negociado com as pessoas que pretendem se manifestar, na mesma data, contra o presidente. “A gente tem negociado um espaço que seja na área central, também. Possivelmente, ali próximo à área de Funarte, próximo da Torre de TV”, afirmou o secretário em entrevista coletiva.

A chamada “Torre de TV” está localizada nas mesmas vias que formam a Esplanada, mas a uma distância de aproximadamente três quilômetros dos prédios ocupados pelos ministérios. A área fica distante da Praça dos 3 Poderes. Portanto, manifestantes da esquerda não teriam acesso direto ao local.

Segundo informações do governo do DF, 13 organizadores de manifestações da direita e três da esquerda pediram para a Secretaria de Segurança Pública o registro para atos no dia 7 de setembro. “O direito de manifestação prevê que você pode realizar manifestação independente de autorização do poder público, desde que ela não frustre a realização de outra manifestação”, afirmou o secretário.

“Como nós tivemos essa gama de manifestações anteriores da direita e algumas da esquerda e prezando também pela segurança das pessoas e pelo direito que se manifestem, a gente vai propor um outro local”, afirmou o chefe da segurança pública do DF. De acordo com ele, a esquerda não demonstrou contrariedade em não poder ir para a Esplanada.

Em outra tentativa de evitar violência, o DF aumentou o salário dos policiais militares como forma de conter a radicalização nos atos. Além disso, a Esplanada será fechada para carros e o acesso à Praça dos Três Poderes também será fechado, como costuma acontecer em grandes mobilizações.

Quem manda

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem que, no próximo dia 7, que seus apoiadores “estarão mostrando quem manda no Brasil”. O chefe do Executivo discursou para simpatizantes em Uberlândia (MG), onde participou de cerimônia de inauguração de complexo de captação e tratamento de água. “Vocês é que devem dar o norte aos que estão em Brasília”, disse em tom inflamado diante dos presentes. (Estadão Conteúdo)