Buscar no Cruzeiro

Buscar

Paralimpíada de Tóquio

Brasil bate os 100 ouros em Paralimpíadas nesta terça-feira

Além disso, País também igualou marca da Rio-2016, com 14 medalhas douradas; meta é chegar às 21, de Londres-2012

31 de Agosto de 2021 às 15:45
Da Redação [email protected]
Yeltsin Jacques venceu os 1.500m (classe T11) e quebrou o recorde mundial
Yeltsin Jacques venceu os 1.500m (classe T11) e quebrou o recorde mundial (Crédito: Rogério Capela/CPB)

O sétimo dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Tóquio foi especial para o Brasil. O país conquistou sua 100ª medalha de ouro na história da competição com o sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, do atletismo, na prova dos 1.500m (classe T11). Mas não parou por aí: Carol Santiago fez bonito e também ficou com o ouro nos 100m livre (classe S12). Assim, a delegação brasileira chegou a 14 medalhas douradas no Japão e igualou a marca obtida no Rio de Janeiro, em 2016. O país agora corre atrás do recorde estabelecido em Londres, em 2012, de 21 ouros.

As outras medalhas do dia vieram com Gabriel Bandeira, prata 200m medley SM14, mais uma prata no revezamento 4x100m livre - 49 pontos e os bronzes de Mariana Gesteira no 100m livre da classe S9 e Jardênia Barbosa da Silva nos 400m T20. O atletismo também teve mais um pódio com a prata de Raissa Rocha no lançamento de dardo F56.

O Brasil soma agora 42 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, com 14 ouros, 11 pratas e 17 bronzes, na sexta colocação no quadro de medalhas geral. A China lidera com 59 ouros e 129 medalhas, com a Grã-Bretanha em seguida e o Comitê Paralímpico da Rússia em terceiro lugar. Confira outros resultados de terça-feira:

Goalball - O Brasil (masculino) goleou a Turquia por 9 a 4, na manhã desta terça-feira pelas quartas de final. Com o resultado, o time avançou para as semifinais e agora reencontra a Lituânia, atual campeã paralímpica, na próxima quinta-feira, 2, às 5h45 (horário de Brasília). Apesar da vitória arrasadora dos brasileiros por 11 a 2, logo na estreia em Tóquio, o histórico entre as duas seleções é de resultados apertados. No feminino, O Brasil encara a China, também quinta-feira, às 5h45, pelas quartas de final do torneio.

Futebol de 5 - O País encerrou a sua participação na primeira fase da modalidade com outra goleada: 4 a 0 sobre a França - dois gols de Nonato, que chegou aos cinco gols na competição, e dois de Jardiel. Nos três jogos realizados até aqui, a Seleção já marcou 11 gols e ainda não sofreu nenhum. Agora, a equipe encara o Marrocos, na próxima sexta-feira, às 7h30 (horário de Brasília). Já a final será no sábado, 4, às 5h30 (de Brasília).

Vôlei Sentado - Foi no sufoco, mas a Seleção masculina de vôlei sentado avançou para as semifinais. Após estrear na competição com uma vitória contra a China, a equipe sofreu duas derrotas consecutivas (Irã e Alemanha) e conseguiu a classificação graças a uma vitória do Irã sobre a China por 3 sets a 0. No feminino, o Brasil faz a sua última partida na primeira fase do grupo A na quarta-feira, 1º, contra a Itália, às 22h (horário de Brasília).

Ciclismo - Medalhista nos Jogos Rio 2016, em que conquistou a prata (estrada) e o bronze (contrarrelógio), o paulista Lauro Chaman chegou a liderar a prova do contrarrelógio (classe C5) no Japão, mas acabou superado no fim e terminou na quarta colocação, ficando, assim, sem medalha.