Fórmula 1
Monza rebatiza curva Parabolica em homenagem a ex-piloto italiano
Local passará a chamar Curva Alboreto, em homenagem a Michele Alboreto, morto há 20 anos
A famosa curva Parabólica, localizada no circuito de Monza, na Itália, será rebatizada de Curva Alboreto em homenagem a Michele Alboreto, ex-piloto italiano de Fórmula 1, morto há 20 anos, conforme anunciou o Automobile Club d’Italia, responsável pelo circuito.
A cerimônia acontecerá no Grande Prêmio da Itália, que acontece entre os dias 10 e 12 de setembro, na sequência do GP da Bélgica, no último final de semana. Estarão presentes Stefano Domenicali, CEO da F1, Angelo Sticchi, presidente do Automobile Club d'Italia, e Nadia, viúva de Alboreto, além de outros familiares. A homenagem acontecerá no sábado durante o GP da Itália, que será a 13ª etapa da F1.
Natural de Milão, Michele Alboreto disputou 200 corridas na Fórmula 1, tendo vencido cinco delas e conquistado 23 pódios. O penúltimo da carreira, aliás, foi justamente em Monza, em 1988. Além de cinco anos defendendo a Ferrari, o italiano ainda foi vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1997. Já a Parabólica foi construída em 1955 e se estabeleceu como uma das curvas mais famosas do automobilismo mundial.
Em 2021, se completam 20 anos da morte de Michele Alboreto, que perdeu sua vida em 15 de abril de 2001, aos 44 anos, enquanto realizava um teste privado no novo Audi R8 no circuito de Lausitzring, como preparação para as 24 Horas de Le Mans.