Buscar no Cruzeiro

Buscar

Paralimpíada de Tóquio

Boletim paralímpico: Brasil ganha mais dois ouros no atletismo

Com resultados alcançados nesta segunda (30), falta apenas uma medalha para chegar ao centésimo ouro na história

30 de Agosto de 2021 às 14:33
Da Redação [email protected]
Beth Gomes comemora a impressionante marca de 17,62m, novo recorde mundial da prova
Beth Gomes comemora a impressionante marca de 17,62m, novo recorde mundial da prova (Crédito: Wander Roberto/CPB)

O sexto dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Tóquio foi recheado de medalhas para o Brasil mais uma vez. Beth Gomes, no lançamento de disco (classe F52), e Claudiney Batista, na mesma modalidade (classe F56), conquistaram o ouro. Já Vinícius Rodrigues, nos 100m (classe T63), Alessandro Silva, no arremesso de peso (classe F11), e Bruna Alexandre, no tênis de mesa (classe 10), ganharam uma prata cada um.

Atletismo - Beth Gomes, de 56 anos, confirmou o favoritismo e subiu ao lugar mais alto do pódio no lançamento de disco com a marca de 17,62m - novo recorde mundial da prova. As ucranianas Iana Lebiedieva (15,48m) e Zoia Ovsii (14,37m) completaram o pódio. A paulista foi a última a fazer seus lançamentos e superou as adversárias logo na primeira tentativa ao cravar 15,68m. Mesmo com a medalha garantida no peito, ela seguiu competindo até chegar aos incríveis 17,62.

Mais cedo, o mineiro Claudiney Batista subiu garantiu o ouro e superou a sua própria marca na capital japonesa. Ouro nos Jogos do Rio, Claudiney quebrou o seu recorde ao atingir a marca de 45,59m em Tóquio. O pódio na capital japonesa foi completado pelo indiano Yogesh Kathuniya, que ficou com a prata (44,38m), e pelo cubano Leonardo Aldana Diaz, bronze (43,36m).

Já o velocista paranaense Vinícius Rodrigues conquistou a medalha de prata nos 100m com o tempo de 12s05, apenas um centésimo atrás do atleta do Comitê Paralímpico Russo, Anton Prokhorov, ouro ao cravar 12s04 e bater o recorde paralímpico da prova. Leon Schaeffer (12s22), da Alemanha, completou o pódio. 

A segunda medalha de prata do Brasil na manhã desta segunda-feira veio no arremesso de peso com Alessandro Silva, que terminou em segundo lugar ao fazer 13,89m, sua melhor marca na atual temporada. O ouro ficou com o iraniano Mahdi Oladi, com 14,43m. O italiano Oney Tapia (13,60m) completou o pódio.

Tênis de mesa - A catarinense Bruna Alexandre conquistou a medalha de prata no tênis de mesa quando foi superada pela chinesa naturalizada australiana Qian Yang, por 3 sets a 1. Ela ainda terá a oportunidade de conquistar mais uma medalha em Tóquio, com o torneio por equipes, que começa nesta noite.

Futebol de 5 - O Brasil derrotou os anfitriões japoneses por 4 a 0, com gols de Nonato, Tiago Paraná e Ricardinho (2) e continua invicto na modalidade. Com a goleada, o time já garantiu vaga na semifinal. 

Goalball - A equipe de goalball feminino do Brasil goleou o Egito por 11 a 1, com destaque para Jéssica, que marcou oito tentos. Com isso, a equipe está garantida nas quartas de final dos Jogos, quando pegará a China na próxima quinta (2), às 5h45. No masculino, o Brasil também está nas quartas de final, marcada para a próxima quarta-feira (1º), às 7h30, contra a Turquia. 

Bocha - José Carlos Chagas conseguiu sua terceira vitória consecutiva na bocha e garantiu classificação às quartas de final (classe BC1). Ele volta à quadra para a partida decisiva na terça (31), às 4h. Maciel Santos (classe BC2) segue com 100% de aproveitamento em busca do bicampeonato olímpico. O duelo das quartas de final está marcado para hoje à noite, às 22h45.

Quem também avançou às quartas de final foi Eliseu dos Santos (classe BC4). O brasileiro manteve os 100% de aproveitamento e seu próximo jogo será na quarta (1º). Evelyn de Oliveira (classe BC3) também segue invicta e sua próxima partida será nesta segunda, às 23h55. 

Natação - O Brasil disputou cinco finais, mas terminou o dia sem medalhas na natação. Daniel Dias, dono de 27 medalhas paralímpicas, fez sua penúltima prova na história dos Jogos, terminando com a quinta colocação nos 50m costas, com 35s99. 

Resultados gerais - O Brasil soma agora 35 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, com 12 ouros, oito pratas e 15 bronzes, com a sexta colocação no quadro de medalhas geral. A China lidera com 54 ouros e 119 medalhas, com a Grã-Bretanha em seguida e o Comitê Paralímpico da Rússia em terceiro lugar.

O Brasil segue em busca de sua 100ª medalha de ouro em Jogos Paralímpicos. Com a conquista do sexto dia de competições em Tóquio, o país está com 99, faltando apenas uma para a marca. Ainda são 120 de prata e 117 de bronze. Vale ressaltar que o país está entre as 20 nações que mais medalharam em toda a história do megaevento paradesportivo.