Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol

Tietê volta ao ‘mapa’ do futebol

28 de Agosto de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Comercial FC vai jogar divisões de base do Paulista.
Comercial FC vai jogar divisões de base do Paulista. (Crédito: DIVULGAÇÃO / GABRIEL MORELLI)

O Comercial Futebol Clube de Tietê, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), está voltando a disputar uma competição oficial depois de 13 anos. Hoje (28) suas equipes sub-15 e sub-17 jogam, às 9h e 11h, contra a Santacruzense, em Santa Cruz do Rio Pardo, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. As equipes foram montadas pelo projeto “Cidadãos do Futebol”, fundado em 2017 por César Sampaio, ex-jogador e ídolo do Palmeiras, em conjunto com José Ignácio Rivero, ex-vice presidente do Real Madrid.

Atualmente auxiliar-técnico da seleção brasileira, César Sampaio participa como “padrinho” do projeto que objetiva utilizar a modalidade como ferramenta de formação e inclusão social para jovens e adolescentes. “Tudo que eu tenho hoje, devo ao futebol. Nada melhor que devolver o que um dia fizeram por mim, me auxiliando no início da carreira e até como profissional. A gente tenta passar para essas próximas gerações a disciplina, a renúncia, a determinação, a entrega, o trabalho em equipe. Fico muito feliz de podermos devolver o que fizeram por mim”, conta o ex-atleta, que afirma ter realizado um sonho de pós-carreira em realidade: usar os valores agregados do esporte na formação de um cidadão.

“Estamos prestes a jogar o Campeonato Paulista. Para mim, que fui educado no esporte, fico muito feliz com a maneira profissional que tudo está sendo gerenciado”, diz. “Para Tietê, que é muito encantadora e que leva o nome do rio que margeia boa parte do nosso Estado, trazemos um entretenimento organizado, saudável às famílias ali residentes. Eterna gratidão à cidade”, complementa César Sampaio.

Fundado em junho de 1920, o Comercial é um dos clubes mais antigos da região e está, desde a década de 40, filiado à Federação Paulista de Futebol (FPF). A estrutura atual conta com estádio próprio com dois campos, alojamento com vaga para 19 atletas, 15 profissionais especializados (entre comissão técnica, scout, assessoria e coordenadores de alojamento) e softwares de gestão esportiva. Além de sub-15 e sub-17, ainda há as categorias sub-13 e sub-19. (Marina Bufon)