Buscar no Cruzeiro

Buscar

Paralimpíada de Tóquio

Brasil conquista cinco ouros na Paralimpíada e sobe no quadro de medalhas

No total, foram nove medalhas nesta sexta-feira; com isso, País pulou para a sexta colocação geral

27 de Agosto de 2021 às 12:55
Da Redação [email protected]
O paraibano Petrúcio Ferreira manteve a escrita de se manter como o homem paralímpico mais rápido do mundo ao vencer os 100m rasos pela classe T47
O paraibano Petrúcio Ferreira manteve a escrita de se manter como o homem paralímpico mais rápido do mundo ao vencer os 100m rasos pela classe T47 (Crédito: Wander Roberto/CPB)

Em seu terceiro dia de participação, o Brasil fez chover medalhas na Paralimpíada de Tóquio nesta sexta-feira (27). Foram nove no total, sendo cindo delas de ouro, o que fez o País subir para a sexta colocação no quadro de medalhas (são seis de ouro, quatro de prata e sete de bronze).

A fila foi puxada pelo Atletismo, que, em sua estreia, colocou quatro atletas no lugar mais alto do pódio: o bicampeão Petrúcio Ferreira (100m rasos T47), a bicampeã Silvânia Costa (salto em distância T11), Yeltsin Jacques (5.000m T11) e Wallace Santos (arremesso do peso F55). Ainda, Washington Júnior (100m rasos T47) e João Victor Teixeira (arremesso de peso F37) levaram uma de bronze cada.

A natação teve um ouro com Wendell Belarmino (50m livre S11), uma prata com Gabriel Bandeira (200m livre S14) - ele conquistou o ouro na última quarta nos 100m borboleta S14 - e um bronze com Carol Santiago (100m costas S12).

A primeira colocada no quadro de medalhas é a China, com 20 de ouro, 11 de prata e 14 de bronze, seguida por Grã-Bretanha e Comitê Olímpico Russo.

OUTROS RESULTADOS - No vôlei sentado feminino, o Brasil venceu o Canadá em um jogão decidido apenas no tie-break, com destaque para a performance de Adria da Silva. No tênis de mesa, duas medalhas já foram garantidas: Cátia Oliveira (classe 1-2) e Bruna Alexandre (classe 2) estão nas semifinais e têm pelo menos o bronze. Por outro lado, Israel Stroth, vice na Rio-2016, tomou a virada e perdeu nas quartas de final (classe 7).

O triunfo no goalball masculino garantiu o time, um dos favoritos ao pódio, uma vaga nas quartas de final. Os brasileiros venceram a Argélia por 10 a 4, de virada. Já o time feminino do goalball do Brasil arrancou um empate contra o Japão, por 4 a 4, e está na terceira colocação de seu grupo (os quatro melhores passam).

O Brasil estreou nas provas de remo dos Jogos Paralímpicos, tendo como melhor resultado a primeira colocação no single skiff masculino PR1, com Renê Campos. Com o resultado, o brasileiro garantiu vaga na Final A da categoria. Já Lauro Chaman, na prova de perseguição individual no ciclismo, acabou na sexta colocação na categoria C5 - com o tempo conquistado, ele teria sido campeão em 2016.