Buscar no Cruzeiro

Buscar

Basquete feminino

Ituano vence Blumenau de virada e conquista primeiro título na LBF

Time rubro-negro fez 3 a 0 na série melhor de cinco e levantou a taça pela primeira vez em sua história

23 de Agosto de 2021 às 12:49
Da Redação [email protected]
Ituano Basquete comemora primeiro título na Liga de Basquete Feminino (LBF), no último domingo
Ituano Basquete comemora primeiro título na Liga de Basquete Feminino (LBF), no último domingo (Crédito: Sávio James/LBF)

O Ituano Basquete é o mais novo campeão da Liga de Basquete Feminino! Em uma partida eletrizante e com várias jogadoras em destaque, o Galo virou no último período e bateu o KTO/Blumenau por 85 a 79 na tarde de domingo (22), no ginásio Galegão, em Blumenau, para conquistar o título nacional pela primeira vez em quatro anos de história.

As grandes pontuadoras foram Patty e Alana, com 24 e 21 pontos, respectivamente – a armadora também foi escolhida a MVP das Finais. Outro destaque foi Érika de Souza, que anotou um duplo-duplo de 13 pontos e 14 rebotes e, com 26 de eficiência, foi a vencedora do troféu de Melhor Jogadora da Partida. Palmira teve 14 pontos, com três bolas do perímetro na vitória rubro-negra.

Do outro lado, Luana foi a cestinha do Blumenau, com 17 pontos e cinco bolas de três. Tati Castro teve 15 pontos no garrafão, enquanto Cacá postou um duplo-duplo de 11 pontos e 12 rebotes.

Com o título, o Ituano junta-se ao seleto grupo de campeões da história da LBF, que conta com Santo André/Semasa-SP, ADCF Unimed/Americana-SP, Sport Recife-PE, Sampaio Basquete-MA, Corinthians/Americana-SP e Vera Cruz Campinas-SP.

O jogo - Com emoção do começo ao fim, o terceiro jogo da série começou com o Blumenau querendo a vitória, apostando na movimentação e com bom aproveitamento do perímetro de Luana e Cacá, abrindo 21 a 5 nos primeiros sete minutos.

O Ituano entrou no jogo somente no segundo período, quando a partida ficou intensa e com bolas de três convertidas de ambos os lados. Com Alana e Palmira do perímetro e Érika no garrafão, o Ituano foi tirando a diferença, que era de nove pontos no intervalo (46×37).

A tensão do jogo aumentou no terceiro período, com o time paulista encostando ainda mais no placar e Patty anotando 11 pontos no tempo, mas o time da casa mantinha a liderança com Cacá e Tati Castro. Por fim, no quarto período, a história dos primeiros dois jogos se repetiu: sentindo o momento, o Ituano foi para cima e conseguiu a virada com Joice, com menos de sete minutos para o fim. Determinado a encerrar o confronto e ficar com o título, o Galo contou com a força do elenco para consolidar a virada e levantar a taça pela primeira vez.

FINAIS LBF 2021

Ituano Basquete 3×0 KTO/Blumenau (#7)

Jogo 1 – 15/8, 14h, Ginásio Ditinho Xavier, Itu

ITU 66×55 BLU

Jogo 2 – 17/8, 19h30, Ginásio Ditinho Xavier, Itu-SP

ITU 65×57 BLU

Jogo 3 – 22/8, 14h, Ginásio Galegão, Blumenau-SC

BLU 79×85 ITU