Buscar no Cruzeiro

Buscar

Basquete Feminino

Ituano a uma vitória do título nacional

22 de Agosto de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Pivô Letícia Josefino (com a bola) aposta no
Pivô Letícia Josefino (com a bola) aposta no "coletivo". (Crédito: NATHANE AGOSTINI / ITUANO BASQUETE)

O Ituano Basquete está a apenas um passo de fazer ainda mais história. Hoje às 14h, as mulheres comandadas por Bruno Guidorizzi enfrentarão o Blumenau na final da Liga Feminina de Basquete (LBF) no terceiro jogo da série, já com duas vitórias no bolso. A partida acontecerá, diferentemente das anteriores, no Ginásio Galegão, no sul do País.

“Sabemos que será um jogo de uma sobrevida para elas, então elas virão com tudo. Temos a vantagem, mas não temos nada ganho ainda. Tudo que podemos fazer é entrar focadas e concentradas ao máximo, do começo ao fim. Não podemos nos desesperar e (precisamos) saber usar os pontos fracos delas e jogar nosso jogo coletivo, que tem funcionado bastante”, avaliou a pivô Letícia Josefino.

No primeiro jogo da série, em 15 de agosto, no Ditinho Xavier, em Itu, Letícia foi responsável por 18 pontos e 11 rebotes e colaborou diretamente para a vitória de 66 a 56. A missão não era nada fácil, substituir a poupada Érika de Souza, mas, após atuação de gala, foi eleita a melhor jogadora da partida. Além delas, o time do Ituano, que liderou boa parte da tabela na temporada, ainda conta com Palmira, Patty, Alana, Tita, Maria Laura, Isabel, Mariana, Joice, Monique, Letícia, Ibukunoluwa e Iza.

Tanto o time paulista quanto o Blumenau, comandado por João Camargo, já fizeram campanhas históricas até aqui, afinal, nunca haviam alcançado uma decisão da LBF anteriormente. Outro ponto a ser levado em consideração foi a pandemia de Covid-19.

“Vejo como dois times que lutaram e foram resilientes durante o campeonato todo, não tirando o mérito das outras equipes. Mesmo com os altos e baixos que passamos ao longo desse período em que estamos de pandemia, seguimos trabalhando e fizemos nosso melhor a cada partida”, complementou a jogadora.

Ascensão meteórica?

O Ituano Basquete foi fundado em 2017 e, nos dois anos seguintes, teve resultados modestos: em 2018, terminou em sétimo e caiu na primeira rodada dos playoffs para o Uninassau, e, em 2019, ficou uma colocação acima, mas também acabou eliminado no primeiro mata-mata, para o Sampaio Corrêa. Em 2020, a LBF foi cancelada devido à pandemia e agora, em 2021, o Galo está prestes a conquistar seu primeiro título.

Com 2 a 0 na série melhor de cinco, caso vença o Blumenau novamente hoje, levanta a taça. No entanto, caso perca, um quarto jogo será disputado, também no Galegão, no dia 24, às 18h -- o quinto jogo, se necessário, acontecerá no dia 29, às 14h, em Itu. (Marina Bufon)