Buscar no Cruzeiro

Buscar

Paralimpíada de Tóquio

Organização registra 1º caso de Covid entre atletas dos Jogos Paralímpicos

O atleta é uma das 12 pessoas que tiveram a infecção pelo novo coronavírus notificada pelos organizadores

20 de Agosto de 2021 às 13:03
Estadão Conteúdo [email protected]
Olimpíadas de Tóquio.
Paralimpíada começa no próximo dia 24 de agosto, em Tóquio (Crédito: Charly TRIBALLEAU / AFP)

O Comitê Organizador dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 anunciou nesta sexta-feira a detecção do primeiro caso de covid-19 entre os atletas que desembarcaram no Japão para participar do evento esportivo, que começará na próxima terça. A identidade do esportista e o país que representaria não foram divulgados, apenas que o resultado positivo foi apurado durante o período obrigatório de quarentena de 14 dias, antes da chegada à Vila Paralímpica.

De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira pela organização dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, o atleta é uma das 12 pessoas que tiveram a infecção pelo novo coronavírus notificada pelos organizadores. Três delas são pessoas que chegaram do exterior.

Na quinta-feira, já havia sido informado um caso positivo para covid-19 dentro da Vila Paralímpica - a única até o momento -, mas que não era de um esportista inscrito para participar dos Jogos.

Dos 12 casos detectados nesta sexta-feira, foi informado dois são funcionários da própria organização e um é integrante de veículo de imprensa credenciado para a cobertura do evento.

O Japão está em estado de emergência por causa da pandemia do novo coronavírus e decidiu na última segunda-feira que a Paralimpíada de Tóquio-2020 será realizada sem a presença de público, tal qual a Olimpíada, que teve seu encerramento no último dia 8. O evento será ainda mais rigoroso com relação a exceções e a organização pede que o público não compareça a eventos de rua.

A medida foi motivada pelo aumento de infecções pela covid-19 nas últimas semanas no Japão. O número disparou no país durante os Jogos Olímpicos e a organização tenta proteger os paratletas, que fazem parte do grupo de risco para a doença.

O início da Paralimpíada de Tóquio-2020 está marcado para a próxima terça-feira. Cerca de 4.400 atletas de aproximadamente 160 equipes vão participar da competição.

REVEZAMENTO DA TOCHA - O revezamento da tocha dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 foi iniciada nesta sexta-feira, quatro diasantes do início do evento, sem a possibilidade do público acompanhar nas ruas da capital do Japão, diante do aumento no número de casos de covid-19 em grande parte do país. A primeira parte da condução do símbolo paralímpico aconteceu em uma pista de atletismo a céu aberto e feita logo após as chamas acendidas nos 62 municípios da região metropolitana de Tóquio terem sido unidas para formar uma única.

"Os Jogos de Tóquio não serão um êxito sem o êxito dos paralímpicos", disse, durante a cerimônia desta sexta-feira, a governadora da região, Yuriko Koike, também se referindo aos Jogos Olímpicos, realizados de 23 de julho até o último dia 8.

A chama paralímpica não será levada por vias públicas, como medida de segurança para evitar aglomerações, diante da propagação do novo coronavírus, que está atingindo níveis recordes no Japão nas últimas semanas. Cerca de 700 pessoas participaram do ato, que consistiu na condução da tocha por curtos trechos de 30 a 50 metros, em instalações sem a presença de espectadores.