Buscar no Cruzeiro

Buscar

Peixe volta para casa

Santos perde do Libertad no Paraguai e diz adeus à Sul-Americana

Resta se concentrar na disputa da Copa do Brasil e do Brasileirão até o final da temporada

20 de Agosto de 2021 às 04:07
Cruzeiro do Sul [email protected]
Marcos Leonardo se lamenta: restam Copa do Brasil e Brasileirão
Marcos Leonardo se lamenta: restam Copa do Brasil e Brasileirão (Crédito: CESAR OLMEDO / AFP (19/8/2021))

O gol levado na Vila Belmiro, na partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, foi crucial para a eliminação do Santos do torneio continental. Na noite de ontem (19), em Assunção, o Peixe perdeu para o Libertad por 1 a 0 e foi eliminado pela regra do gol qualificado. Resta se concentrar na disputa da Copa do Brasil e do Brasileirão até o final da temporada. Já o Libertad avança para a semifinal, onde vai encarar outra equipe do Brasil, o Red Bull Bragantino.

Em processo de reformulação do time e cheio de jovens das categorias de base, Fernando Diniz optou por jogar com Gabriel Pirani no meio-campo. A partida começou com muita marcação dos dois lados. O Libertad tentava chegar ao ataque com paciência, tudo para evitar os contra-ataques da equipe brasileira. Mas, aos 13 minutos do primeiro tempo, a história do jogo mudou.

Em uma sequência de dois escanteios, o time paraguaio abriu o placar. Melgarejo cruzou na primeira trave e o zagueiro Barboza, que fez um gol contra no jogo da Vila Belmiro, cabeceou no canto, obrigando o goleiro João Paulo a fazer mais uma grande defesa. Mas no rebote, Sebastián Ferreira apareceu sozinho, livre de marcação na pequena área para finalizar a marcar o primeiro gol do jogo.

Como havia marcado um gol na partida de ida, o resultado de 1 a 0 já servia para o Libertad passar para as semifinais. Com isso, o time do Paraguai recuou e se fechou na defesa. E o Santos não conseguiu criar nenhuma boa chance para empatar a partida ainda no primeiro tempo.

Diniz fez uma alteração importante no intervalo, sacando Pirani, que estava formando o meio, e mandando a campo o atacante Marcos Leonardo. Com isso, o Santos começou o segundo tempo pressionando o Libertad e quase empatou logo aos dois minutos. Madson recebeu na direita e fez ótimo cruzamento para Marcos Leonardo no miolo da área. Ele cabeceou com precisão, tirando do alcance do goleiro Martín Silva, mas a bola bateu no travessão e saiu pela linha de fundo.

Aos poucos, o ímpeto do Santos foi diminuindo e o Libertad passou a levar perigo de novo. Aos 19, Villalba recebeu na direita, cortou a marcação e ajeitou para Melgarejo -- que bateu, mas foi travado. No rebote, João Paulo fez grande defesa. No fim, Fernando Diniz colocou o time todo no ataque, mas o Santos não conseguiu sequer assustar o goleiro paraguaio.

Na Arena da Baixada, em Curitiba, o Athletico-PR ganhou da LDU, do Equador, por 4 a 2, revertendo o 1 a 0 do adversário no jogo de ida. O adversário na semifinal será o Peñarol, do Uruguai, que passou pelo Sporting Cristal, do Peru. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

LIBERTAD-PAR 1 x 0 SANTOS

Libertad-PAR - Martín Silva; Mayada, Diego Viera, Barboza e Vangioni (Espinoza); Bocanegra, Ramón Martínez, Villalba (Franco), Hugo Martínez e Melgarejo; Sebastián Ferreira (Óscar Cardozo). Técnico: Daniel Garnero

Santos - João Paulo; Madson, Luiz Felipe (Raniel), Vagner Leonardo e Felipe Jonatan (Moraes); Camacho, Jean Mota (Bruno Marques), Carlos Sánchez (Ângelo) e Gabriel Pirani (Marcos Leonardo); Lucas Braga e Marcos Guilherme. Técnico: Fernando Diniz

Gol - Sebastián Ferreira, aos 13 do primeiro tempo

Cartões amarelos - Vangioni, Barboza, Marcos Leonardo, Luiz Felipe, Marcos Guilherme e Bocanegra

Árbitro - Alexis Herrera (VEN)

Local - Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai