Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol

Jorginho, De Bruyne e Kanté são os finalistas ao melhor jogador da Europa

Chelsea e Manchester City se encontraram na grande final da Champions; vencedor será conhecido no dia 26 de agosto

19 de Agosto de 2021 às 13:17
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Kanté e Jorginho estão entre os finalistas do prêmio de melhor da Europa da Uefa, ao lado de De Bruyne
Kanté e Jorginho estão entre os finalistas do prêmio de melhor da Europa da Uefa, ao lado de De Bruyne (Crédito: Paul ELLIS / AFP)

Os três finalistas ao prêmio de melhor jogador da Europa da última temporada foram anunciados pela Uefa nesta quinta-feira (19). Os escolhidos foram Jorginho, volante ítalo-brasileiro do Chelsea; Kanté, francês também atuando no clube inglês; e, por fim, De Bruyne, belga do Manchester City. As duas equipes se encontraram na grande decisão da Liga dos Campeões, no último dia 29 de maio, vencida pelo Chelsea.

O vencedor de melhor jogador da Europa será conhecido no próximo dia 26, em cerimônia realizada no Centro de Congressos Haliç, em Istambul, na Turquia. Na mesma ocasião, a Uefa também entregará o prêmio ao melhor treinador. Concorrem nesta categoria o espanhol Pep Guardiola, do City, o italiano Roberto Mancini, campeão da Eurocopa com seleção da Itália, e o alemão Thomas Tuchel, do Chelsea.

O júri da Uefa é composto pelos 24 técnicos de seleções que disputaram a última Eurocopa, além dos 80 treinadores que estiveram presentes na fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa na temporada 2020-2021. Mais 55 jornalistas completaram o colegiado.

Para a escolha, cada um precisou apresentar uma lista com três nomes indicados por posição. O primeiro colocado ganhou cinco pontos, o segundo três e o terceiro apenas um. Diferente da eleição da Bola de Ouro da Fifa, treinadores não puderam votar em jogadores de sua própria equipe. Nenhum brasileiro figura entre os dez mais bem votados.

A premiação também elegerá as três melhores atletas do futebol feminino, além de melhor treinador do continente. As finalistas são todas do Barcelona: as espanholas Jennifer Hermoso e Alexia Putellas e a holandesa Lieke Martens. Entre as técnicas ou treinadores estão o espanhol Lluís Cortés, do Barcelona, o sueco Peter Gerhadsson, da seleção da Suécia (medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020), e a inglesa Emma Hayes, do Chelsea.