Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórmula 1

GP do Japão de F1 é cancelado pelo 2º ano seguido devido à pandemia

A tradicional corrida no circuito de Suzuka, no fim de semana de 8 a 10 de outubro, já havia deixado de acontecer em 2020

18 de Agosto de 2021 às 12:54
Estadão Conteúdo [email protected]
Foto tirada em 2019, com a última prova realizada no circuito de Suzuka, no Japão
Foto tirada em 2019, com a última prova realizada no circuito de Suzuka, no Japão (Crédito: Behrouz MEHRI / AFP)

O GP do Japão de Fórmula 1, previsto para acontecer em outubro deste ano, foi cancelado devido à pandemia da covid-19, segundo informaram nesta quarta-feira os organizadores da prova, que seria a 17ª das 23 programadas para a atual temporada. A tradicional corrida no circuito de Suzuka, no fim de semana de 8 a 10 de outubro, já havia deixado de acontecer em 2020, também por causa da crise sanitária gerada pela propagação do novo coronavírus.

"Era inevitável cancelá-lo", divulgou por meio de um comunicado oficial a organização, que lembrou ser impossível garantir a entrada de todos os envolvidos com a etapa no Japão, devido às restrições impostas atualmente pelo país, em que vigora um estado de emergência.

"Desde o fim do ano passado, temos trabalhado preparando o GP do Japão de Fórmula 1, adotando medidas de prevenção de epidemias, planos de transporte, solicitação de vistos e outros", completou a nota oficial emitida pelos responsáveis pela prova. A organização, além disso, pediu a compreensão dos fãs da categoria, diante da decisão tomada "pelos efeitos da nova infecção".

O anúncio aconteceu um dia depois do governo japonês prorrogar até o dia 12 de setembro o estado de emergência vigente nas regiões administrativas pais populosas do país. O governo de Mie, onde está situada Suzuka, decidiu reforçar as medidas que visam conter a propagação da covid-19, diante de um aumento sem precedentes de casos positivos no país.

"Foi uma decisão muito dolorosa, frustrante e decepcionante. Estávamos nos preparando para realizar o GP do Japão pela primeira vez em dois anos, mas não tivemos outra solução do que cancelá-lo", disse em nota Kaoru Tanaka, presidente da empresa Mobilityland, proprietária do circuito.

A organização da Fórmula 1 já divulgou nos canais oficiais o cancelamento da etapa e não informou se outro GP poderá substituir o do Japão, que foi realizado pela última vez em 2019, com vitória do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes.

MERCEDES E A FÓRMULA E - A semana do título da Mercedes na Fórmula E, com o holandês Nyck de Vries após a etapa de Berlim, na Alemanha, também é de notícias tristes. A montadora alemã anunciou nesta quarta-feira a decisão de encerrar atividades na categoria elétrica ao final da próxima temporada, a 2021-2022. Ela foi tomada internamente após intervenção da Daimler, empresa dona da marca Mercedes-Benz. O motivo por trás da saída é a decisão de focar em áreas consideradas mais vantajosas do automobilismo, como a Fórmula 1.

Apesar de a equipe se despedir do grid da categoria de carros elétricos ao final da temporada 8 da Fórmula E, portanto em agosto de 2022, ainda busca maneiras de seguir envolvida e explora opções para a era do Gen3, incluindo potencial venda para novos donos.

Bettina Fetzer, vice-presidente de marketing da Mercedes-Benz AG, afirmou em comunicado oficial que "nos últimos dois anos, a Fórmula E nos permitiu mostrar a marca Mercedes-EQ em um formato verdadeiramente inovador. Em nível estratégico, entretanto, a Mercedes-AMG vai estar posicionada e fortalecida com a equipe da F-1. Desejamos à F-E apenas o melhor no futuro e esperamos um futuro brilhante para a categoria".