Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cartão vermelho

Condephaat e Prefeitura não autorizaram obras no campo do Estrada

Houve desmonte da cobertura da arquibancada histórica e demolição das torres de iluminação

13 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Caminhão carrega ripamento do telhado; arquibancada é tombada pelo patrimônio histórico.
Caminhão carrega ripamento do telhado; arquibancada é tombada pelo patrimônio histórico. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (6/8/2021))

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e a Prefeitura de Sorocaba não autorizaram as obras no Estádio Dr. Rui Costa Rodrigues, imóvel de responsabilidade do Estrada de Ferro Sorocabana FC e integrante do Complexo Ferroviário de Sorocaba. Elas estão ocorrendo desde o último dia 2, com o desmonte da cobertura da arquibancada histórica, a qual faz fundos com a antiga oficina da EFS/Fepasa (atual Rumo Malha Oeste), e demolição das torres de iluminação.

A arquibancada é tombada como “bem cultural de interesse histórico, arquitetônico, artístico, turístico e ambiental” do Estado de São Paulo conforme a Resolução SC-013 do Condephaat, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) em 27 de fevereiro de 2018. Segundo ela, “quaisquer intervenções no interior do perímetro de proteção, nos edifícios listados e na área envoltória relacionada deverão ser previamente aprovadas, mediante projeto a ser submetido ao Condephaat”.

Entretanto, sem autorização do órgão, já foram removidas todas as telhas da cobertura, as madeiras do fechamento das cabines e o ripamento de sustentação do telhado. Na última sexta-feira (6) as torres que sustentavam os refletores de iluminação, hoje desativadas, começaram a ser desmontadas. Elas também ficavam dentro do perímetro de tombamento e da área envoltória protegida pela resolução do Condephaat. Até ontem (12), funcionários trabalhavam no local.

Em nota, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo confirmou que não há aprovação para intervenções no estádio. “No momento, a Secretaria apura a irregularidade, com paralisação da obra, reparação do estádio e devidas sanções legais”, afirmou a assessoria de imprensa do governo estadual. A Secretaria da Cultura (Secult) de Sorocaba, por sua vez, informou ter notificado o Governo do Estado assim que recebeu denúncia da intervenção no local. Conforme nota, “a Divisão de Patrimônio Cultural e Histórico (DPCH) acompanha de perto o caso.”

Já a Secretaria de Planejamento (Seplan) informou que o processo para a demolição da arquibancada está na Secretaria Jurídica (SAJ) para análise e, portanto, não há autorização. A pasta encaminharia um fiscal ao estádio ontem (12) para verificar a situação e adotar as providências cabíveis.

História

Construída no final dos anos 1950 pela equipe do engenheiro Hélio Ferreira, então chefe do departamento técnico da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), a arquibancada histórica utiliza trilhos de trem em sua estrutura. Já as torres de iluminação datavam do início dos anos 1960, quando o Estrada fez campanha para o custeio dos holofotes e obras de iluminação. A inauguração deu-se com um jogo festivo contra a Ferroviária de Araraquara. Em 1963, a seleção brasileira olímpica, que preparava-se para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, realizou um jogo noturno no local contra a seleção sorocabana.

Novamente, nenhum dirigente do Estrada FC foi encontrado para comentar o assunto por telefone ou na sede social do clube, à rua Dr. Álvaro Soares. Um funcionário que trabalhava no estádio relatou, apenas, que o espaço está sendo revitalizado para “obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)”. (Eric Mantuan)