Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olimpíada de Tóquio

Rebeca Andrade será porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Encerramento

Ginasta dona de duas medalhas (uma de ouro e uma de prata) foi a escolhida para a honraria no próximo domingo

04 de Agosto de 2021 às 15:03
Da Redação com informações da Prefeitura de Votorantim
Medalhista olímpica Rebeca Andrade
Rebeca Andrade é a primeira brasileira a ganhar duas medalhas numa mesma Olimpíada (Crédito: Miriam Jeske/COB)

A ginasta Rebeca Andrade, de 22 anos, foi escolhida para ser a porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo domingo (8), às 8h (de Brasília). Com isso, ela e seu treinador Francisco Porath permanecem na capital japonesa até a data, ou seja, não retornam com o restante da delegação da ginástica artística nesta quarta-feira (4) para o Brasil.

Rebeca conquistou as primeiras medalhas olímpicas brasileiras na história: um ouro no salto e uma prata no individual geral. Ela também disputou a final do solo ao som de "Baile de Favela", mas acabou na quinta colocação. 

No evento de abertura, a judoca Ketleyn Quadros, que acabou sua participação sem medalhas, e o capitão da seleção masculina de vôlei Bruninho, que ainda luta por uma, foram os porta-bandeiras do país.

Rebeca Andrade é natural de Guarulhos, segunda maior cidade do estado de São Paulo, e precisou superar uma série de obstáculos antes de se tornar a primeira atleta mulher brasileira a conquistar duas medalhas numa mesma edição da Olimpíada.

Ela começou cedo, aos nove anos, no esporte, e contou com o sacrifício da mãe, dona Rosa, que cuidava de outros oito filhos em uma casa simples de um cômodo, para conseguir treinar. Ao longo de sua caminhada, sofreu três lesões graves no joelho.