Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olimpíada de Tóquio

Ítalo Ferreira é ouro em Tóquio e 1º campeão olímpico no surfe

Ele venceu o japonês Kanoa Igarashi por 15.14 a 6.6; Medina perdeu disputa pelo bronze

27 de Julho de 2021 às 12:52
Da Redação [email protected]
Ítalo Ferreira é ouro em Tóquio e 1º campeão olímpico no surfe
Ítalo Ferreira é ouro em Tóquio e 1º campeão olímpico no surfe (Crédito: Jonne Roriz/COB)

Deu ouro para Ítalo Ferreira! A primeira medalha mais alta do pódio para o Brasil nesta edição da Olímpica de Tóquio veio justamente para o estreante surfe e, por conta disso, o potiguar tornou-se o primeiro campeão olímpico da modalidade. O atual campeão mundial bateu o japonês Kanoa Igarashi, que ficou com a prata, pelo placar de 15.14 a 6.6, na madrugada desta terça-feira (27). Já a medalha de bronze ficou com o australiano Owen Wright, que venceu o brasileiro Gabriel Medina por um apertado 11.97 a 11.77.

Em sua estreia, Ítalo Ferreira liderou a primeira bateria com somatório de 13.67, à frente do japonês Hiroto Ohhara (11.40), do italiano Leonardo Fioravanti (9.43) e do argentino Lele Usuna (8.27). Nas oitavas, derrotou o neozelandês Billy Stairmand por 14.54 a 9.67 e, nas quartas, voltou a encarar Ohhara e mais uma vez levou vantagem (16.3 a 11.9).

Muito emocionado, ele dedicou a conquista à sua avó, já falecida. "Queria que ela estivesse aqui para me ver campeão olímpico", disse.

 

Por outro lado, Gabriel Medina não conseguiu subir ao pódio com a medalha de bronze. Ele saiu do mar de Tsurigasaki visivelmente frustrado e com cara de poucos amigos e, em entrevista à TV Globo, discordou da decisão dos juízes.

"Infelizmente não deu. Vou voltar pra casa e descansar. É difícil passar o ano treinando e se esforçando e acontece isso. Minha parte eu fiz. Tem coisas que não dá para entender, mas tinha que ser assim. É difícil esperar dos outros", desabafou.

Segundo a imprensa especialista, na bateria em busca da final, Medina e Igarashi fizeram uma manobra bastante semelhante, mas o japonês conquistou uma nota maior (9,33 a 8,43), o que o levou para a disputa da decisão contra Ítalo. 

A mulher de Medina, a modelo Yasmin Brunet, reclamou nas redes sociais. "Estamos do seu lado e não vamos fingir que não vimos o que aconteceu. Foi roubado na cara dura". Ela esteve envolvida em uma polêmica com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que não autorizou sua ida para Tóquio ao lado do marido.