Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olimpíada de Tóquio

Em dia de abertura "misteriosa", Brasil estreia em várias modalidades nos Jogos

País tem atletas competindo desde a madrugada até a noite desta sexta-feira (23)

22 de Julho de 2021 às 18:31
Marina Bufon [email protected]
Olimpíadas de Tóquio.
Cerimônia de abertura, que não teve detalhes revelados, será nesta sexta (23), a partir das 8h (de Brasília) (Crédito: Charly TRIBALLEAU / AFP)

Às 8h (de Brasília) desta sexta-feira (23), os Jogos Olímpicos serão oficialmente iniciados, com cerimônia de abertura no Estádio Olímpico de Tóquio. Até agora, porém, pouco se sabe sobre a abertura de forma geral, já que o Comitê Organizador continua fazendo mistério sobre isso.

Uma coisa se tem certeza, porém: será uma cerimônia diferente e mais enxuta por conta da Covid-19, sem a presença de público. O Brasil, por exemplo, será representado por apenas quatro pessoas: os porta-bandeiras serão Bruninho, levantador da seleção masculina de vôlei, e a judoca Ketleyn Quadros, primeira mulher a conquistar uma medalha individual nos Jogos.

Além deles, também estarão presentes dois representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) - o Chefe de Missão Marco La Porta e mais um oficial administrativo, ainda não divulgado. O Brasil será a 152º delegação a entrar no desfile.

Antes da abertura oficial, algumas modalidades já tiveram suas estreias, como o futebol feminino - o Brasil goleou a China por 5 a 0 -, softbol e futebol masculino - a Seleção venceu a Alemanha por 4 a 2 nesta quinta. 

Estreias do Brasil

Durante a madrugada de quinta para sexta-feira (23), o Brasil será representado no tiro com arco por Marcus D'Almeida à 1h da manhã. Depois da cerimônia de abertura, somente às 21h é que um brasileiro entrará em ação novamente, com a atleta Nathalie Moellhausen, na esgrima. Todos os horários são de Brasília.

Também às 21h, a seleção masculina de handebol entra em quadra para enfrentar a Noruega. O técnico Marcus Tata falou sobre os treinos e a preparação da equipe. Já às 21h30, tem Brasil novamente no tiro com arco, nas equipes mistas.

Um pouco depois, às 21h50, Natasha Rosa, recém-liberada pela Corte Arbitral do Esporte para os Jogos, compete no levantamento de peso. Também fazem suas estreias as duplas do vôlei de praia Álison e Álvaro (às 22h) e Ágatha e Duda (às 23h).

No judô, Eric Takabatake (60kg) e Gabriela Chibana (48kg) entram no tatame às 23h e, por fim, o vôlei masculino, atual campeão da Liga das Nações, enfrenta a Tunísia, às 23h05, sob comando de Renan Dal Zotto, recuperado da Covid-19.

Sorocabanos em Tóquio

Nestes Jogos, serão quatro atletas representando a cidade de Sorocaba. Brenno Fraga, goleiro do Grêmio e da seleção olímpica de futebol, já fez sua estreia: ele ficou no banco, mas assistiu à vitória do Brasil, sob comando de Richarlison, por 4 a 2 em cima da Alemanha, em Yokohama, na manhã de quinta-feira. 

Bia Correa, central da seleção feminina de vôlei, atual vice-campeã da Liga das Nações, entra em quadra no domingo, às 9h45, para enfrentar a Coreia do Sul. Já Abner Teixeira, que nasceu em Osasco mas se considera sorocabano por ter treinado na cidade por toda a carreira, lutará na próxima terça-feira (27) contra o britânico Cheavon Clarke, um dos candidatos ao pódio, na categoria peso pesado. Por fim, a sorocabana Priscilla Stevaux, do ciclismo BMX, entra nas pistas na quarta-feira (28).