Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tóquio 2020

Ginástica artística faz treino de pódio

22 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Daniela Etcheverry / CBG)

A seleção brasileira masculina de ginástica artística participou, nesta quarta-feira, do treino de pódio no Ariake Gymnastics Centre, palco da disputa da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Os atletas apresentaram as suas séries nos seis aparelhos da competição: salto, solo, cavalo com alças, argolas, paralelas e barra fixa.

“O treino de pódio é importante para testarmos tudo, fazer ajustes. Cada ginasta tem 22 minutos em cada aparelho para apresentar a sua série. No meu caso, deu para avaliar bem a barra, mas também os demais aparelhos”, disse Arthur Nory, medalha de bronze no solo nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Em Tóquio, a seleção brasileira masculina conta, além de Nory, com o campeão olímpico Arthur Zanetti e os estreantes Caio Souza e Diogo Soares. Por ter realizado uma atividade mais forte nas argolas na última terça-feira, Zanetti foi poupado de participar do treino de pódio.

No treino de pódio, os atletas têm a oportunidade de se adaptar ao local e dar aos juízes uma primeira amostra do grau de dificuldade de suas séries. A origem do termo “treino de pódio” remete à plataforma, em inglês também chamada de podium, sobre a qual os aparelhos são montados. Não tem muito a ver com o pódio onde os atletas recebem a medalha.

A competição da ginástica artística masculina começa amanhã (23) com a disputa do qualificatório. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)