Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tóquio 2020

João Victor Oliva abre Vila Olímpica aos brasileiros

17 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
O cavaleiro de 25 anos é filho da ex-jogadora de basquete Hortência Marcari.
O cavaleiro de 25 anos é filho da ex-jogadora de basquete Hortência Marcari. (Crédito: DIVULGAÇÃO / TIME BRASIL (16/7/2021))

Em meio a mais de 140 atletas brasileiros espalhados pelas bases exclusivas do Time Brasil no Japão, o cavaleiro João Victor Marcari Oliva teve a honra de ser o primeiro atleta do país a entrar na Vila Olímpica dos Jogos de Tóquio-2020, na noite de quinta-feira (15). Aos 25 anos, pronto para sua segunda edição olímpica no hipismo adestramento, ele ainda não teve muito tempo para conhecer a casa dos atletas na capital japonesa.

Assim que acordou, ontem (16), ele tomou um rápido café da manhã e já saiu para se encontrar com seu cavalo, Escorial Horsecampline, e iniciar a ambientação do animal ao clima e ao local da competição. “Tenho que manter a rotina de treinamento como se estivesse em casa, começando gradativamente, porque os cavalos vieram de uma viagem longa. Então é tentar adaptar o cavalo da melhor forma até o dia da prova para ele não chegar nem cansado nem sobrando energia”, disse João Victor.

“Eu gostei muito da Vila do Rio-2016, mas essa aqui também é muito bonita. Depois do treino, vou dar uma volta para conhecer melhor”, completou o cavaleiro, que é filho de Hortência Marcari -- campeã mundial de basquete em 1994 e medalhista de prata em Atlanta-1996. A mãe, que conhece bem os caminhos do pódio olímpico, dá dicas para o filho: “Como o que fazer para não perder o foco e comer bem.”

A competição de adestramento em Tóquio acontecerá no dia 24. Os 18 conjuntos mais bem colocados na primeira fase passarão para a final, que acontecerá no dia 29. Uma das metas de João Victor é superar a melhor nota já obtida por um brasileiro no adestramento em Jogos Olímpicos, 68.071%, que ele mesmo atingiu no Rio-2016.

“A minha competição é comigo mesmo. Eu não entro em disputa com ninguém porque me apresento só eu e meu cavalo. Então quero fazer a melhor apresentação possível e melhorar a minha nota. Esse é o meu objetivo”, disse o cavaleiro, que compete desde os 12 anos.

Ontem (16) também entraram na Vila Olímpica: Lucas Verthein, do remo, e Ane Marcelle e Marcus Vinícius D’Almeida, do tiro com arco. Hoje (17) será a vez de atletas da esgrima, do badminton, do tiro esportivo e da ginástica artística masculina. 

Seleção de futebol viaja

Após golear em seu último teste antes da Olimpíada, a seleção brasileira olímpica de futebol masculino embarcou ontem (16) rumo a Tóquio. O voo fretado partiu de Belgrado, na Sérvia, rumo à capital japonesa. Hoje (17) os comandados do técnico André Jardine devem fazer o primeiro treino em solo japonês, no Hodogaya Park Soccer Field. A CBF, contudo, avisou que houve atraso no embarque na Sérvia, em razão do mau tempo, o que poderá afetar a programação.

Na quinta, véspera do embarque, a seleção goleou os Emirados Árabes Unidos por 5 a 2. A partida foi disputada na Sérvia, com treinos e diversas atividades de preparação do Brasil, para reduzir a diferença de fuso horário entre o Brasil e o Japão. De acordo com a CBF, a estratégia vai facilitar a adaptação dos jogadores e da comissão técnica na chegada a Tóquio. A estreia será dia 22, contra a Alemanha. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)