Buscar no Cruzeiro

Buscar

Copa Sul-Americana

Dever de casa feito

Santos bate o Independiente na Vila e defenderá empate fora

16 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Kaio Jorge (foto) marcou o gol do Peixe; goleiro João Paulo garantiu vitória no final.
Kaio Jorge (foto) marcou o gol do Peixe; goleiro João Paulo garantiu vitória no final. (Crédito: AFP (15/7/2021)

Com grande atuação do goleiro João Paulo, o Santos derrotou ontem (15) o Independiente, por 1 a 0, na Vila Belmiro, em duelo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O gol da vitória foi marcado por Kaio Jorge no segundo tempo.

As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, em Buenos Aires. O vencedor do duelo vai ter como rival nas quartas de final o time que passar entre Atlético Junior Barranquilla (COL) e Libertad (PAR). No primeiro jogo, na Colômbia, os paraguaios venceram por 4 a 3.

O roteiro do primeiro tempo na Vila Belmiro foi o mesmo de muitos outros confrontos entre times brasileiros e argentinos em competições internacionais. O Santos iniciou pressionando, chegou a criar boas oportunidades com Marcos Guilherme e Marinho, que apesar de todo o esforço apresentado em campo, ainda levou broncas do técnico Fernando Diniz.

Mas, aos poucos, como sempre acontece, o Independiente foi aparecendo mais no campo de ataque, graças a um bom toque de bola, se aproximando da meta de João Paulo. Aos 25 minutos, Camacho evitou o primeiro gol argentino. Em outro momento, Blanco foi parado no momento do disparo.

Nos últimos quinze minutos, o Santos passou a sofrer com os contra-ataques do Independiente, que, apesar de não ter um meia criativo, soube imprimir velocidade e levar perigo. O time visitante apertou a marcação na saída de bola santista.

Apesar de ter quase 70% de posse de bola, a melhor oportunidade do Santos surgiu em um contra-ataque, finalizado por Marcos Guilherme. A finalização fraca foi defendida com tranquilidade por Sebastián Sosa.

O Santos voltou mais objetivo para a etapa final. Em dez minutos, já somou cinco boas oportunidades, com destaque para a belíssima cabeçada de Kaiky e a portentosa defesa de Sosa.

Aos 15 minutos, Diniz colocou Carlos Sánchez e Lucas Braga em busca de maior criação de jogadas. As alterações deram certo, o Santos permaneceu na pressão. Marinho quase marcou de bicicleta, mas coube a Kaio Jorge abrir o placar, ao aproveitar um rebote de Sosa, após finalização de Marcos Guilherme, aos 23 minutos.

“Sabíamos que seria uma partida difícil, íamos controlar o tempo todo, mas tínhamos que fazer o gol quando chegasse lá. Essa vitória vai dar moral para chegarmos lá e jogarmos bem também. Trabalhamos para conquistar a vitória sempre. Agora é seguir trabalhando para vencermos lá na próxima quinta-feira”, comentou o autor do gol.

Perdendo, o Independiente foi à frente, mesmo demonstrando cansaço. Aos 25’ e aos 29’, Roa forçou João Paulo a fazer boas defesas.
Aos 30’, o técnico Julio Falcioni colocou Lucas González e Braian Martínez na tentativa de dar mais fôlego e Silvio Romero teve um gol anulado aos 35’. A pressão argentina foi grande. Moraes salvou um gol de Herrera, aos 40 minutos.

Aos 47’, João Paulo, mais uma vez, fez enorme defesa, após falta cobrado por Silvio Romero, garantindo a vitória santista. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

SANTOS 1 x 0 INDEPENDIENTE-ARG

Santos - João Paulo; Pará (Vinícius Zanocelo), Luiz Felipe, Kaiky e Moraes; Camacho, Jean Mota (Lucas Braga) e Gabriel Pirani (Carlos Sánchez); Marinho, Kaio Jorge (Madson) e Marcos Guilherme. Técnico: Fernando Diniz

Independiente-ARG - Sebastián Sosa; Bustos, Ostachuk, Insaurralde e Lucas Rodríguez; Blanco (Lucas González), Lucas Romero, Palacios (Braian Martínez), Velasco (Herrera) e Roa; Silvio Romero. Técnico: Julio Falcioni

Gols - Kaio Jorge, aos 23 minutos do 2º tempo

Árbitro - Wilmar Roldan (COL)

Cartões amarelos - Lucas Rodríguez, Lucas González, Carlos Sánchez, Kaiky e Insaurralde

Local - Vila Belmiro, em Santos