Buscar no Cruzeiro

Buscar

Copa Libertadores

Jogou para o gasto

Sem brilhar, Palmeiras bate a Católica no Chile por 1 a 0

15 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Raphael Veiga, cobrando pênalti, fez ontem o único gol da noite em Santiago.
Raphael Veiga, cobrando pênalti, fez ontem o único gol da noite em Santiago. (Crédito: CESAR GRECO / AG. PALMEIRAS (14/7/2021))

O Palmeiras não repetiu as boas atuações do Brasileirão em sua estreia no mata-mata da Libertadores, mas fez o suficiente para derrotar a Universidad Católica por 1 a 0 na noite de ontem (14). No estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, a equipe de Abel Ferreira foi pragmática e eficiente para sair do Chile com o triunfo que lhe permite jogar pelo empate quarta-feira que vem, no Allianz Parque. Raphael Veiga, de pênalti, anotou o gol do triunfo do time paulista, cada vez mais cascudo no torneio sul-americano.

O resultado no Chile fez o Palmeiras ultrapassar o River Plate e se isolar como o detentor da maior sequência invicta como visitante da história da Libertadores. São 13 partidas sem perder atuando longe do Allianz Parque, sendo dez vitórias e três empates nesse período. A equipe não perde um jogo do torneio sul-americano desde o dia 2 de abril de 2019, quando levou 1 a 0 do San Lorenzo, em Buenos Aires.

O que se viu no primeiro tempo em Santiago foi um excesso de faltas e erros de passes, provocados talvez pelo nervosismo, que prejudicaram a qualidade do jogo. Os dois times se alternaram no perde e ganha, reduziram os espaços de cada um, e não conseguiram penetrar nas defesas.

Com Deyverson isolado no ataque e Breno Lopes aparecendo mais pra ajudar a marcar, o Palmeiras não havia finalizado até os 35 minutos e sequer tinha entrado na área do adversário -- algo raro para o líder do Brasileirão e que tem um dos melhores ataques do torneio. No entanto, a fase do time alviverde é tão boa que o imponderável atuou a seu favor. Depois de falta cobrada por Scarpa da esquerda, a bola sobrou para Deyverson. Ele cruzou e a bola bateu na coxa do marcador. O árbitro precisou de quase cinco minutos para, após ver o lance no monitor do VAR, assinalar a penalidade. Raphael Veiga, que nunca perdeu um pênalti pelo Palmeiras, bateu no meio e abriu o placar.

A eficiência do Palmeiras contrastou com a falta de pontaria da Católica na primeira etapa. Os chilenos criaram ao menos quatro chances para marcar, mas pararam em Weverton duas vezes, na trave e em Zé Rafael (que tirou a bola de cabeça em cima da linha). No segundo tempo, o Verdão teve a chance de ampliar com Scarpa e Wesley, enquanto que os chilenos assustaram com Francisco Silva e Puch, que saíram do banco de reservas, e Valencia.

Antes do jogo de volta da Libertadores, o Verdão visita o Atlético-GO, domingo, às 16h, em Goiânia, pela 12ª rodada do Brasileirão. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

UNIVERSIDAD CATÓLICA-CHI 0 x 1 PALMEIRAS

Universidad Católica-CHI - Sebastián Pérez; Rebolledo, Lanaro, Huerta e Parot; Leiva, Saavedra (Fuenzalida) e Gutiérrez (Francisco Silva); Tapia (Puch), Zampedri e Valencia. Técnico: Gustavo Poyet

Palmeiras - Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Gustavo Gómez e Viña (Victor Luis); Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa (Dudu) e Raphael Veiga (Patrick de Paula); Breno Lopes (Wesley) e Deyverson (Willian). Técnico: Abel Ferreira

Gols - Raphael Veiga, aos 41 minutos do 1º tempo

Árbitro - Andrés Matonte (Uruguai)

Cartões amarelos - Zampedri, Marcos Rocha, Parot, Viña, Wesley, Lanaro

Local - Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago