Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vôlei

O vôlei está de volta

Sorocaba terá time sub-21 com chancela do Sesi e apoio da Prefeitura

14 de Julho de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Após uma década no exterior, Clóvis Granado comandará equipe que estreia nos jogos Regionais e Abertos.
Após uma década no exterior, Clóvis Granado comandará equipe que estreia nos jogos Regionais e Abertos. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Sorocaba voltará a contar com um time de vôlei. A Prefeitura de Sorocaba, em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Econômico Social (Ades), fechou parceria com o Sesi para a formação de um time sub-21 feminino já neste ano, sob comando do experiente técnico Clóvis Granado. Uma seletiva foi realizada no último final de semana e elegeu 25 atletas.

“Dois meses atrás, eu e o Secretário de Esportes, Pedro Roberto de Souza, fomos para São Paulo e conseguimos fechar uma incrível parceria com o Sesi. Eles vão nos dar toda a estrutura que a Prefeitura, mesmo querendo, nessa nova gestão, não conseguiria dar: sala de musculação, quadra, material, refeitório para as atletas, tudo mesmo”, afirmou Granado.

Não haverá recursos financeiros aplicados diretamente pelo poder público, mas, sim, pela iniciativa privada. O treinador, que é funcionário público, foi deslocado para a função e vem trabalhando em reuniões durante a semana para conseguir patrocínios e investimentos.

“A Prefeitura tem que gastar com saúde e educação, então essa parceria é fantástica, estou superfeliz. O Sesi está oferecendo toda a estrutura e as reuniões têm sido positivas, todo mundo está recebendo bem e querendo ajudar. Muito disso é por conta da comissão técnica, que tem muita experiência, mas deixo claro: não estamos em busca de resultado neste primeiro momento, mas, sim, de estruturar uma equipe para o ano que vem. Queremos reviver o vôlei em Sorocaba”, cravou.

Além dele, também farão parte do time o preparador físico Cláudio Bacci e o supervisor Douglas Santa Anna, que cuidará da parte administrativa.

Passado e futuro

Clóvis Granado se destacou, principalmente, no comando do time juvenil do Objetivo, entre 1993 e 2005. À frente da equipe, conquistou sete títulos estaduais, quatro brasileiros, cinco Jogos Regionais e dois Jogos Abertos. Com inúmeros cursos, entre eles o mais alto na Confederação Brasileira de Vôlei (nível 4), esteve na última década no exterior, também na função de treinador. Na temporada de 2018/2019, comandou o Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos.

No último domingo (11), 63 atletas estiveram na seletiva para a equipe, com 25 selecionadas. Até a próxima segunda-feira (19), a intenção é já ter as 15 atletas finais, que passarão por exames médicos, testes físicos e, por fim, treinos, no ginásio do Sesi, em Sorocaba.

A equipe Sesi/Ades/Sorocaba disputará os Jogos Regionais e os Jogos Abertos neste ano. Estuda-se, ainda, a possibilidade de entrar no Paulista Adulto da 1ª Divisão, que começará no final de agosto. A ideia é montar uma equipe juvenil com a inserção de três ou quatro atletas adultas para poder participar do torneio. Por fim, a depender dos resultados, o time pode participar também da Superliga C, que inicia em outubro.

“Não há promessa de grandes resultados, de ficar em terceiro, quarto lugar. Queremos reviver o esporte aqui neste ano para, em janeiro de 2022, começar um projeto direitinho, com planejamento e, então, almejar algo maior”, finalizou. Nos últimos anos, a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) foi representada na Superliga Masculina B e A pelo UM/Itapetininga, que se mudou para São José dos Campos. (Marina Bufon)