Buscar no Cruzeiro

Buscar

Copa América

Final dos sonhos

Brasil e Argentina decidem a Copa América hoje no Maracanã

10 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Amigos e ex-companheiros, Messi e Neymar protagonizam a disputa pelo título continental.
Amigos e ex-companheiros, Messi e Neymar protagonizam a disputa pelo título continental. (Crédito: REPRODUÇÃO / INTERNET)

Unanimidades são raras no futebol, mas Brasil e Argentina fazem hoje o jogo que todos os torcedores queriam ver na final da Copa América. É a partida dos sonhos, como definiu Neymar. A tradição, os títulos que as duas seleções já conquistaram e o duelo particular entre o próprio Neymar e Messi deixam em segundo plano os sobressaltos de organização, como a má qualidade dos gramados e o protesto brasileiro contra o torneio. A final do Maracanã, às 21h, diminui até a nossa “dorzinha de cotovelo” em relação aos grandes jogos da Eurocopa. Se a decisão terminar empatada, haverá prorrogação e, se a igualdade persistir, pênaltis.

O confronto é importante não só por aquilo que os times fizeram lá atrás, na história. Ambas estão invictas com os melhores ataques da Copa América. Além disso, a seleção de Tite não perde há 13 jogos. Nas Eliminatórias para a Copa do ano que vem, o cenário é o mesmo: invencibilidade e o alto da tabela para as duas.

Nesse contexto, o clássico abre diversas possibilidades de análise. Uma delas é o duelo particular entre Neymar e Messi. O jogo deve ser decidido aqui. É o embate entre a contratação mais cara da história e o melhor jogador do mundo por seis vezes. Os ex-companheiros de Barcelona vão se enfrentar com as camisas de suas seleções pela primeira vez desde 2016. De lá para cá, foram duas vitórias para cada lado. São rivais que se respeitam e se admiram.

Para Messi, essa queda de braços representa a chance de quebrar um tabu histórico: levantar uma taça com a seleção principal, a única lacuna de um currículo brilhante. O jejum do craque argentino espelha o drama histórico da sua seleção. São 28 anos de seca. A última vez que o time principal levantou uma taça foi na Copa América de 1993.

Desfalques

Com desfalques por suspensão e lesão e a avaliação detalhada na primeira fase da Copa América, tudo indica que Tite vai repetir a escalação de um jogo para o outro. Hoje, Thiago Silva volta a ser capitão e vai atuar ao lado de Marquinhos. Na esquerda, o treinador confirmou que Alex Sandro está fora por contusão. Depois dos gols e das boas atuações, inclusive o entrosamento com Neymar, Lucas Paquetá deverá ser mantido no meio. Foi dele o gol da classificação para a final na vitória sobre o Peru. (Da Redação com Estadão Conteúdo)

BRASIL X ARGENTINA

Brasil - Ederson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Renan Lodi; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Everton, Richarlison e Neymar. Técnico: Tite

Árbitro - Esteban Ostojich (Uruguai)

Horário - 21h

Local - Maracanã, no Rio de Janeiro

Argentina - Emiliano Martínez; Molina, Otamendi, Pezzella e Tagliafico; Guido Rodríguez, Lo Celso, De Paul; Messi, Nicolás González e Lautaro Martínez. Técnico: Lionel Scaloni