Buscar no Cruzeiro

Buscar

Seleção Brasileira

Brasil faz ‘treino de luxo’

Com 1º lugar do Grupo B garantido, seleção encara o Equador hoje para dar ritmo a reservas

27 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Tite esboça time com Gabigol (esq.) como titular e pode dar chance a Vinicius Junior (dir.).
Tite esboça time com Gabigol (esq.) como titular e pode dar chance a Vinicius Junior (dir.). (Crédito: LUCAS FIGUEIREDO / CBF)

Com o primeiro lugar garantido no Grupo B, o Brasil enfrenta o Equador, em Goiânia, pela última rodada da fase de grupos, para dar ritmo aos atletas que atuaram pouco na Copa América. Se Tite seguir seu planejamento à risca, o atacante Vinicius Junior será escalado no estádio Olímpico, em Goiânia, para provar que pode brigar por uma vaga no ataque.

Definido por Carlo Ancelotti, novo técnico do Real Madrid, como um jogador “capaz de coisas incríveis”, o jovem de 20 anos ainda peca nas finalizações. Esse é um ponto que o treinador quer melhorar.

Na seleção, a comissão técnica avalia que Vinicius Junior está evoluindo dentro do sistema de jogo, cumpre as orientações táticas nos treinos, mas ainda “precisa se firmar com presença de área”, de acordo com uma pessoa próxima à comissão técnica. O teste pode ser hoje.

A concorrência é acirrada na seleção. O ex-flamenguista jogou apenas nove minutos na estreia contra a Venezuela. Hoje, Gabriel Barbosa, Gabriel Jesus, Richarlison e Firmino são os preferidos no ataque. Everton Cebolinha não é titular, mas tem recebido chances também.

A situação é confortável para a aposta. Com o primeiro lugar assegurado, o Brasil deve enfrentar teoricamente um adversário mais fraco nas quartas de final por ser o pior classificado do Grupo A.

A logística também foi favorecida. Caso avance às próximas fases, a seleção vai continuar jogando no Rio de Janeiro. Vai manter a concentração na Granja Comary, sem viagens de avião. Tite confirmou que esse é o planejamento ideal. O desafio será jogar novamente no gramado do Engenhão, que já foi criticado pelo próprio treinador e pelos jogadores.

A seleção brasileira alcançou a marca de 10 vitórias consecutivas ao bater a Colômbia, por 2 a 1, na quarta-feira. O resultado fez o técnico Tite superar o próprio recorde de triunfos seguidos na seleção. Ele ainda se aproximou do recorde histórico de Zagallo: 14 vitórias seguidas em 1997. Em 57 jogos, Tite tem 43 vitórias, 10 empates e quatro derrotas.

O Equador, do técnico argentino Gustavo Alfaro, precisa vencer para se classificar, sem depender do resultado entre Peru e Venezuela, que também se enfrentam hoje, em Brasília.

Novo zagueiro

O zagueiro Léo Ortiz, do Red Bull Bragantino, vai subsituir Felipe, do Atlético de Madrid, que sofreu um entorse no joelho e foi cortado ontem pelo técnico Tite. Revelado pelo Internacional, o defensor de 25 anos terá sua primeira oportunidade na seleção. Ele se juntará ao restante do elenco na terça-feira (29). (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

BRASIL X EQUADOR

Brasil - Alisson; Danilo, Militão, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro, Douglas Luiz e Everton Ribeiro; Vinicius Junior, Neymar e Richarlison (Gabigol). Técnico: Tite

Árbitro - Roberto Tobar

Horário - 18h

Local - Estádio Olímpico, em Goiânia (GO)

Equador - Pedro Ortiz; Ángelo Preciado, Arboleda, Hincapie, Estupiñán; Ángel Mena, Méndez, Caicedo, Ayrton Preciado; Campana e Enner Valencia. Técnico: Gustavo Alfaro