Buscar no Cruzeiro

Buscar

Copa América

Vitória sofrida, no último minuto

Brasil ‘sua’, mas vence a Colômbia de virada e mantém 100% de aproveitamento na Copa América

24 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Casemiro completou de cabeça a cobrança de escanteio de Neymar, aos 54 do segundo tempo.
Casemiro completou de cabeça a cobrança de escanteio de Neymar, aos 54 do segundo tempo. (Crédito: MAURO PIMENTEL / AFP)

O Brasil teve ontem seu primeiro teste verdadeiro na Copa América. E sofreu bastante. Encarou uma forte marcação da Colômbia, levou um gol logo no início, penou para empatar e só virou aos 54 minutos do segundo tempo. A seleção continua com 100% de aproveitamento no Grupo B, com 9 pontos após três partidas, e garantiu a classificação em primeiro lugar da chave.

Os planos da seleção brasileira se complicaram logo com 9 minutos de jogo. Foi quando a Colômbia saiu na frente no placar, com um gol de rara beleza. Cuadrado cruzou na direita e Luis Díaz, atrás da marcação, acertou um belíssimo voleio, sem chances para Weverton, que foi titular como parte do rodízio instituído por Tite nesta Copa América.

O gol permitiu à Colômbia maior conforto dentro de sua proposta de jogo. O técnico Reinaldo Rueda montou duas linhas de quatro e passou a se defender bem atrás. Neymar era marcado por até três adversários, o que dificultava suas arrancadas. O jogo pelas beiradas não saía, porque os laterais colombianos jogavam bem atrás e os laterais brasileiros não tinham espaço para avançar.

Na frente, Richarlyson e Gabriel Jesus movimentavam-se menos do que o necessário neste tipo de jogo. E Everton Ribeiro, quando fechava pelo meio, não conseguia ser produtivo. O Brasil ficava mais tempo com a bola, mas nada criava de efetivo. Tanto que não teve nenhuma chance clara de gol na etapa.

A dificuldade de impor seu jogo teve outra consequência para a seleção: o nervosismo. Tite, então, mudou no intervalo. Colocou Firmino no lugar de Everton Ribeiro. Com isso, o jogador do Liverpool se aproximou mais de Neymar pelo meio e Gabriel Jesus, na direita, e Richarlison, na esquerda, passaram a ficar bem abertos.

O Brasil ficou um pouco mais incisivo, mas a Colômbia se manteve bastante fechada, pois, em vantagem no marcador, preferiu tentar segurá-la do que buscar uma ampliação do resultado e correr riscos. A seleção passou a “martelar”, mas o time não conseguia jogar em velocidade, porque o posicionamento colombiano impedia.

Tite mudou de novo, na tentativa de deixar o time mais ofensivo. Trocou um lateral mais marcador, Alex Sandro, por um que joga mais avançado, Renan Lodi. Rueda respondeu fechando ainda mais a Colômbia, com a colocação de um volante, Cuellar, no lugar de um atacante, Borre.

Neymar, nessa altura, jogava bem avançado, na tentativa de ao menos empatar. E o empate acabou saindo quando Tite já havia feito mais duas alterações, colocando Gabriel Barbosa e Cebolinha para dar mais força e fôlego ao time.

Renan Lodi cruzou, Firmino cabeceou e contou com a falha de Ospina. Como no início do lance a bola havia tocado em Nestor Pitana, o árbitro esperou o VAR checar o lance para confirmar o gol, o que motivou bastante reclamação dos colombianos, depois de sete minutos.

Depois disso, o jogo teve muita catimba, muita reclamação, e pouco de bola rolando. Mas ainda deu tempo de o Brasil virar. Aos 54 minutos, Neymar cobrou escanteio e Casemiro aproveitou o vacilo da defesa para marcar de cabeça.

No domingo, a seleção encerra sua participação na primeira fase, enfrentando o Equador, que ontem empatou com o Peru após estar vencendo por 2 a 0. (Da Redação)

BRASIL 2 x 1 COLÔMBIA

Brasil - Weverton; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Renan Lodi); Casemiro, Fred (Lucas Paqueta) e Everton Ribeiro; Gabriel Jesus (Gabriel Barbosa), Richarlison (Everton Cebolinha) e Neymar. Técnico: Tite

Colômbia - Ospina; Munõz, Davinson Sánchez, Mina e Tesillo; Uribe, Barrios, e Cuadrado; Luis Díaz (Murillo), Borré (Cuellar) e Borja (Zapata). Técnico: Reinaldo Rueda

Gols - Luis Díaz, aos 9 minutos do primeiro tempo. Firmino, aos 32, e Casemiro, aos 54 minutos do segundo tempo

Árbitro - Nestor Pitana (ARG)

Cartões Amarelos - Alex Sandro, Everton Ribeiro, Cuadrado, Marquinhos

Local - Estádio Nilton Santos, no Rio