Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eurocopa

Empates garantem avanço de França, Alemanha e Portugal

24 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Com mais dois gols, Cristiano Ronaldo anotou novo recorde.
Com mais dois gols, Cristiano Ronaldo anotou novo recorde. (Crédito: BERNADETT SZABO / AFP)

Os dois empates da rodada final do Grupo F, o chamado “Grupo da Morte” da Eurocopa, acabou classificando os três “bichos-papões” da chave: França, Alemanha e Portugal, nesta ordem. Só a Hungria ficou de fora das oitavas de final. Isso porque, em Budapeste, França e Portugal fizeram um jogão de bola e se classificaram com a igualdade em 2 a 2, o mesmo placar registrado em Munique, entre Alemanha e Hungria.

Na Arena Puskás, Cristiano Ronaldo colocou Portugal na frente aos 30 minutos, de pênalti, e Karim Benzema virou para os franceses, com gols nos acréscimos do primeiro tempo, de pênalti, e no segundo minuto da segunda etapa.

Cristiano Ronaldo, novamente de pênalti, empatou aos 15 do segundo tempo e, com isso, alcançou a histórica marca de 109 gols por Portugal, igualando assim o recorde de gols em partidas internacionais do iraniano Ali Daei.

Não é só: com os dois gols de hoje, o atacante de 36 anos e 178 jogos pela seleção portuguesa tornou-se o maior artilheiro de todos os tempos da Eurocopa, com 14 gols. Agora, Portugal vai enfrentar a Bélgica nas oitavas de final. O adversário da França será a Suíça.

Na outra partida da chave, na Arena Munique, a Alemanha empatou no fim com a Hungria depois de ficar duas vezes atrás no placar. O atacante Adam Szalai abriu o placar para os húngaros aos 11 minutos e os anfitriões só conseguiram igualar na segunda etapa, com gol do meia de Kai Havertz aos 21 minutos.

Mas, dois minutos depois, o também meia András Schäfer colocou novamente os visitantes à frente no marcador, resultado que eliminava, até aquele momento, o time alemão. Sem se deixar abalar, a Alemanha manteve a pressão e empatou já perto do fim, com Goretzka pegando uma sobra após chute de Werner. Nas oitavas, a Alemanha vai enfrentar a Inglaterra, na terça-feira (29), em Londres.

Grupo E

O goleiro eslovaco Dubravka anotou um gol contra grotesco. - JULIO MUNOZ / AFP
O goleiro eslovaco Dubravka anotou um gol contra grotesco. (crédito: JULIO MUNOZ / AFP)

Com direito a dois gols contra e um pênalti perdido, a Espanha venceu a Eslováquia por 5 a 0, em Sevilha (Espanha), e garantiu a vaga nas oitavas de final da Eurocopa como a segunda colocada do Grupo E. A primeira colocação ficou com a Suécia, que venceu a eliminada lanterna Polônia por 3 a 2, em São Petersburgo. Os dois gols poloneses foram anotados por Lewandowski.

Esses resultados também levaram a Ucrânia a se classificar para as oitavas de final da Eurocopa como um dos melhores terceiros colocados. Os ucranianos serão os adversários dos suecos, em Glasgow (Escócia), na terça-feira (29).

Já a equipe espanhola vai enfrentar a Croácia, na segunda-feira (28), no Estádio Parken, em Copenhague (Dinamarca). (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos