Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tóquio 2020

Organização da Olimpíada define limite de 10 mil pessoas por sede

O limite de público será de 50% da capacidade de cada local de competição

21 de Junho de 2021 às 14:49
Estadão Conteúdo [email protected]
Mesmo remanejada para este ano, 12 meses depois do previsto, ainda pairava no ar uma incerteza se teríamos ou não os Jogos de Tóquio
Mesmo remanejada para este ano, 12 meses depois do previsto, ainda pairava no ar uma incerteza se teríamos ou não os Jogos de Tóquio (Crédito: Philip Fong / AFP (27/3/2020) )

Depois de muita indefinição e especulação, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e o governo do Japão tomaram uma decisão nesta segunda-feira (21) sobre a presença de público nos locais de competição do evento que começará no dia 23 de julho. A Olimpíada terá o limite máximo de 10 mil espectadores em cada sede, mas com um alerta para a possibilidade de portões fechados em caso de aumento dos contágios de Covid-19.

Em um comunicado oficial, a organização explica que o limite será de 50% do local de competição, até o máximo de 10 mil espectadores. "Se houver uma mudança dramática na situação da infecção, talvez precisemos revisar a norma e considerar a opção de não ter espectadores nos locais de competição", disse Yuriko Koike, a governadora de Tóquio.

Em março, os organizadores já haviam decidido vetar a presença de espectadores procedentes do exterior devido ao risco de saúde considerado muito elevado para a população japonesa, algo inédito na história olímpica.

Nesta segunda-feira (21), a reunião em Tóquio teve a presença de representantes de cinco instituições: o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o governo japonês, o governo da cidade de Tóquio, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).

O Comitê Organizador de Tóquio 2020 afirmou ainda no comunicado oficial que a decisão sobre o número de torcedores nos Jogos Paralímpicos, que acontecerão de 24 de agosto a 5 de setembro, foi adiada para o dia 16 de julho.

Em uma mensagem enviada às autoridades japonesas no início da reunião, o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, afirmou que a entidade apoiaria "totalmente a decisão que busca proteger da melhor maneira" a população japonesa e os participantes. Também reiterou que mais de 80% dos residentes da Vila Olímpica serão vacinados, assim como quase 80% dos jornalistas.

Neste final de semana, a governadora de Tóquio anunciou o cancelamento de seis "Fan zones", que seriam construídas para que o público acompanhasse nas ruas as competições da Olimpíada. A medida visa evitar aglomerações para reduzir oportunidades de contágio da Covid-19. "Para compensar, vamos usar ainda mais a web para criar uma atmosfera dos Jogos e divulgar várias informações culturais", disse Koike.

A governadora também anunciou a suspensão da visitação pública a instalações olímpicas, que passarão a ser utilizadas como centros de vacinação. Trabalhadores envolvidos na organização dos Jogos começaram a ser vacinados na última sexta-feira (18) e a expectativa é que o processo seja acelerado para atingir o porcentual o mais alto possível antes do início do evento. "Acredito que são medidas necessárias, quando olhamos de diferentes perspectivas, para Jogos Olímpicos e Paralímpicos de sucesso", completou.