Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olimpíada de Tóquio

Sem Cristiane, Pia convoca Seleção Brasileira para Olimpíada

Atacante veterana não fica de fora de um torneio deste porte desde 2003; Formiga vai para sua sétima edição

18 de Junho de 2021 às 13:04
Cruzeiro do Sul [email protected]
Pia convoca Seleção Olímpica Feminina para os Jogos Olímpicos de Tóquio
Pia convoca Seleção Olímpica Feminina para os Jogos Olímpicos de Tóquio (Crédito: Thais Magalhães/CBF)

A técnica Pia Sundhage anunciou, nesta sexta-feira (18), as 18 atletas e as quatro suplentes convocadas para representar a Seleção Brasileira Feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Chamou atenção a ausência da atacante Cristiane, de 36 anos, que não disputará um torneio deste porte (Olimpíada e Copa do Mundo) desde 2003.

Cristiane é a maior artilheira da história dos Jogos, entre homens e mulheres, com 14 tentos em quatro edições, e não foi chamada para os últimos amistosos preparatórios. Outra surpresa foi Andressa Alves, da Roma, presente somente entre as suplentes - ela disputou 13 dos 18 amistosos preparatórios sob comando da sueca.

Pia Sundhage é dona de duas medalhas de ouro e uma de prata como técnica em sua carreira e, com a Seleção, fará sua primeira competição oficial em Tóquio. Em quase dois anos à frente da Seleção, ela soma dezoito jogos, com onze vitórias, cinco empates e três derrotas.

Confira a lista completa:

GOLEIRAS - Bárbara (Avaí/Kindermann) e Letícia (Benfica)

DEFENSORAS - Rafaelle (Palmeiras), Bruna Benites (Internacional), Erika (Corinthians), Poliana (Corinthians), Tamires (Corinthians) e Jucinara (Levante)

MEIAS - Formiga (São Paulo), Julia Bianchi (Palmeiras), Andressinha (Corinthians), Duda (São Paulo), Adriana (Corinthians), Marta (Orlando Pride) e Debinha (North Carolina Courage)

ATACANTES - Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Madrid CFF) e Ludmila (Atlético de Madrid)

SUPLENTES - Aline Reis (Tenerife), Letícia Santos (Eintracht Frankfurt), Andressa Alves (Roma) e Giovana (Barcelona)

Entre os nomes, sete disputarão os Jogos pela primeira vez: a goleira Letícia, a defensora Jucinara, as meias Julia Bianchi, Adriana, Duda, e as atacantes Geyse e Ludmila. Por outro lado, a meia Formiga foi convocada para sua sétima Olimpíada - desde que o futebol feminino foi inserido no programa olímpico, em Atlanta-96, ela é convocada.

O Brasil estreará na competição no dia 21 de julho diante da China, depois pega a Holanda, no dia 24, e encerra a fase de grupos no dia 27, contra a Zâmbia.