Buscar no Cruzeiro

Buscar

Copa América

Conmebol abre 'expediente disciplinar' contra Marcelo Moreno após críticas

Jogador boliviano escreveu nas redes sociais que entidade só está pensando em dinheiro

16 de Junho de 2021 às 13:25
Estadão Conteúdo [email protected]
Jogador não atuou na estreia da Copa América; há rumores de que ele tenha se infectado
Jogador não atuou na estreia da Copa América; há rumores de que ele tenha se infectado (Crédito: Alberto Valdes / POOL / AFP)

A Conmebol abriu um "expediente disciplinar" para avaliar as declarações feitas por Marcelo Moreno em suas redes sociais na terça-feira. O jogador da seleção boliviana fez duras críticas à entidade por realizar a Copa América em meio à pandemia do coronavírus. Ele mencionou o crescimento de casos relacionados à organização do torneio.

"Obrigado a vocês da Conmebol por isso. A culpa é totalmente de vocês. Se morre uma pessoa, o que vocês vão fazer? O que importa é somente o dinheiro, a vida do jogador não vale nada?", questionou o jogador do Cruzeiro, ao publicar notícia sobre os 52 casos de covid-19 confirmados no torneio.

Na terça, o Ministério da Saúde confirmou que havia 33 casos relacionados a jogadores e membros de delegações e 19 detectados em prestadores de serviços contratados pela Conmebol para o evento sediado no Brasil.

As declarações causaram incômodo na Conmebol, que decidiu abrir o expediente disciplinar para ouvir o jogador. O atacante poderá apresentar sua defesa até quinta-feira. Se for enquadrado no Artigo 7 do Código Disciplinar da Copa América, Moreno poderá sofrer advertência, multa e até perder eventual premiação conquistada no torneio.

Moreno não deu qualquer indicação, mas ele mesmo pode ter sido infectado pelo coronavírus durante o torneio. O atacante desfalcou a seleção boliviana na estreia, contra o Paraguai, na segunda-feira. Nem o jogador e nem federação boliviana justificaram a importante baixa naquele jogo disputado em Goiânia.

Sem citar nomes, a entidade boliviana informou que houve três casos positivos no elenco e um na comissão técnica. De acordo com a imprensa local, Moreno é um dos três casos confirmados. Também houve testes positivos nas delegações da Venezuela, do Peru e da Colômbia.