Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eliminatórias Sul-Americanas

O jogo ficou em segundo plano

Brasil encara o Paraguai em Assunção, pelas Eliminatórias, com expectativa de manifesto dos jogadores

07 de Junho de 2021 às 23:38
Cruzeiro do Sul [email protected]
O técnico Tite garante que o grupo vai se manifestar.
O técnico Tite garante que o grupo vai se manifestar. (Crédito: SILVIO AVILA / AFP (4/6/2021))

Com cinco vitórias nas primeiras cinco rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo, o que garante uma liderança confortável para a seleção brasileira, a partida diante do Paraguai, às 21h30 de hoje, em Assunção, ficou em segundo plano. O que interessa mesmo é o manifesto que Tite e os jogadores vão divulgar com críticas à Copa América, à CBF e à Conmebol. Mas eles decidiram jogar o torneio após o afastamento de Rogério Caboclo da presidência da entidade por denúncia de assédio sexual e moral feita por uma funcionária.

O documento dos atletas deverá ser uma nota simples e curta. O tom é de desaprovação com a maneira como a Copa América foi transferida para o Brasil depois da desistência de Colômbia e Argentina. Nem mesmo outros departamentos da CBF foram consultados para a organização do evento. Este é um dos principais motivos de insatisfação. Os jogadores se sentiram traídos pelo cartola e não aceitam a maneira como a decisão foi tomada. Por isso, as entrevistas coletivas foram canceladas ao longo da semana. Também criticaram o fato de a própria CBF, organizadora do torneio, não ter se manifestado até hoje.

Os jogadores vão manter a postura contra a realização da disputa no Brasil e da forma como ela foi “empurrada” para eles na concentração das Eliminatórias, mas não vão prejudicar a “entidade” seleção brasileira numa competição internacional.

Os jogadores também devem criticar a desorganização da Conmebol. Mas eles querem deixar claro que o posicionamento não é político e que valeria para qualquer país. Os jogadores tentam divulgar o manifesto juntamente com jogadores de outras seleções.

O momento de divulgação do documento ainda não foi definido pelos atletas. É mais provável que seja realmente após a partida diante do Paraguai. Existe ainda a possibilidade de o elenco fazer alguma manifestação em relação à pandemia no Brasil, usando suas imagens em prol do combate à doença. O Brasil está perto de registrar 500 mil pessoas mortas pela Covid-19. Entrar em campo com faixas de alerta não está descartado.

A queda de Caboclo (veja abaixo) diminuiu a tensão e melhorou o ambiente. “Estamos na Copa do Mundo. Eliminatórias já é um processo de Copa do Mundo, muitas vezes as pessoas não se dão conta disso. Para nós, nesse momento, isso (afastamento do presidente da CBF) não tem essa prioridade. Depois sim, reitero o que o Casemiro disse, há respeito e no nosso tempo vamos nos manifestar”, disse Tite.

O boicote ao torneio foi discutido pelo grupo, mas não houve consenso. Alguns atletas ainda defendem a ideia, mas são minoria. Em outras seleções, o abandono também perdeu força depois que Argentina, Bolívia e Equador confirmaram a participação.

Mudanças no time

No último treino antes da viagem para Assunção, Tite indicou que pode realizar mudanças no ataque em relação ao time que iniciou a vitória sobre o Equador, na última sexta, por 2 a 0. Gabriel Barbosa pode dar lugar a Gabriel Jesus.

O atacante do Manchester City foi escalado entre os titulares na atividade, jogando aberto pelo lado direito do ataque, ao lado de Neymar, centralizado, e de Richarlison, na esquerda. Já o camisa do Flamengo trabalhou ao lado dos atacantes reservas, Everton Cebolinha e Vinícius Júnior. (Estadão Conteúdo)

PARAGUAI X BRASIL

Paraguai - Silva; Rojas, Balbuena, Gustavo Gómez e Alderete; Giménez, Villasanti e Cardozo Lucena; Óscar Romero, Almirón e Ángel Romero. Técnico: Eduardo Berizzo

Brasil - Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Douglas Luiz e Lucas Paquetá; Richarlison, Gabriel Jesus e Neymar. Técnico: Tite

Árbitro - Patrício Loustau (ARG)

Local - Estádio Defensores del Chaco, em Assunção

Horário - 21h30 (de Brasília)