Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olimpíada de Tóquio

Seleção australiana de softbol é a 1ª a chegar para os Jogos Olímpicos

Elas são a primeira equipe a pousar no Japão para evento, que ainda gera polêmicas

01 de Junho de 2021 às 15:33
Estadão Conteúdo [email protected]
Seleção feminina australiana de softbol foi a primeira a desembarcar em solo japonês
Seleção feminina australiana de softbol foi a primeira a desembarcar em solo japonês (Crédito: Divulgação)

As jogadoras da seleção australiana de softbol chegaram ao Japão nesta terça-feira, tornando-se a primeira equipe olímpica a pousar no arquipélago para os Jogos de Tóquio, que continuam gerando polêmica em meio à pandemia. O avião em que as atletas e comissão técnica viajaram pousou no aeroporto de Narita, perto de Tóquio, pouco antes das 7h30 no horário local. Os atletas chegaram ao terminal do aeroporto com um sorriso e acenaram para a imprensa antes de passarem por um teste de detecção do covid-19.

A equipe australiana, com uniforme verde e amarelo, partiu logo em seguida para se estabelecer na cidade de Ota, 100 quilômetros a noroeste de Tóquio, onde funcionários do hotel esperavam do lado de fora exibindo uma bandeira australiana. Assim como os demais participantes dos Jogos Olímpicos, programados para 23 de julho a 8 de agosto, as australianos passarão por um rígido protocolo de saúde, apesar de terem sido vacinadas e terem feito um teste antes de embarcarem na viagem. A equipe treinará no local e deve disputar partidas contra times locais para se preparar melhor para a Olimpíada.

"Sabemos que passaremos por muitos testes contra covid, mas estamos preparadas para isso", disse Jade Wall, uma das jogadoras do 'Aussie Spirits', como a seleção é conhecida. "Queremos tomar todas as precauções possíveis para garantir a nossa segurança e a dos outros quando chegarmos e durante a nossa estadia", acrescentou.

A seleção final de 15 jogadoras para a competição será anunciada no início de julho. A expectativa é que a equipe vá à Vila Olímpica no dia 17 de julho e jogue a partida de abertura contra o Japão no dia 21 de julho, dois dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Dezenas de cidades que deveriam receber equipes estrangeiras no Japão desistiram devido à situação sanitária. Mas o prefeito de Ota, Masayoshi Shimizu, disse nesta segunda-feira que sua cidade estava orgulhosa de "oferecer seu apoio para mostrar sua amizade" e manter laços com a Austrália. Os planos para partidas contra times locais foram cancelados, embora a cidade espere organizar as atividades pela Internet.

Para evitar o risco de infecção, a equipe australiana terá apenas um andar de hotel, onde as jogadoras poderão usar a academia, comer e relaxar. "Tudo o que rodeia os treinos será limitado, mas vamos oferecer o maior apoio possível para que estejam nas melhores condições", acrescentou o prefeito. As jogadoras "só vão deixar o hotel para ir e voltar do campo de treinamento", disse David Pryles, diretor australiano de softbol.

A modalidade não faz parte do programa olímpico desde 2008 e estará ausente nos Jogos de Paris, em 2024. Então Tóquio será a única chance para muitas jogadoras lutarem pelo título olímpico. A Austrália sempre conquistou uma medalha no softbol em competições anteriores.

A chegada das atletas ao Japão "nos ajudará a perceber que os Jogos estão se aproximando", disse o porta-voz do governo japonês, Katsunobu Kato, na segunda-feira. Atletas e funcionários japoneses que participam das Olimpíadas começarão a se vacinar na terça-feira, muito antes do resto do país. A campanha de vacinação está muito atrasada no Japão, onde apenas cerca de 2,5% da população recebeu duas doses da vacina Pfizer/BioNTech.

Além disso, 10 dos 47 departamentos no Japão permanecem em estado de emergência de saúde. O governo japonês e os responsáveis pela organização dos Jogos garantem que eles serão realizados de forma "segura". O Comitê Olímpico Internacional garantiu que mais de 80% dos moradores da Vila Olímpica serão vacinados. A maioria da população japonesa se opõe à comemoração dos Jogos neste verão e, segundo várias pesquisas, prefere que sejam cancelados ou adiados novamente, hipótese que os organizadores descartam.