Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol

Brenno, goleiro sorocabano, brilha defendendo o Grêmio

30 de Maio de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Jogador formado pelo Desportivo Brasil mira agora a seleção olímpica.
Jogador formado pelo Desportivo Brasil mira agora a seleção olímpica. (Crédito: LUCAS UEBEL / GRÊMIO FBPA (28/5/2021))

Apesar da pouca idade, Brenno Costa é gente grande embaixo das traves do Grêmio. O sorocabano de 22 anos e 1,90m de altura é destaque entre os titulares do time principal e vem sendo uma das sensações na temporada. Tanto é que teve contrato renovado até 2024 com o clube. No último domingo (23), ele e seus companheiros conquistaram o Campeonato Gaúcho em cima do rival Internacional.

“A sensação é muito boa, de que eu realmente contribuí bastante para a conquista desse título. É uma felicidade incrível ter conquistado meu primeiro título como profissional atuando como titular e da forma que foi. A gente sabe da rivalidade e da importância do clássico regionalmente falando, é muito bom jogar o Gre-Nal, ainda mais ganhar e ser campeão dentro do nosso maior rival”, disse o jogador.

Foi justamente em um Gre-Nal a sua estreia no profissional, em 2019. Antes disso, atuava pela base tricolor desde 2016, vindo do Desportivo Brasil, de Porto Feliz. Ele havia sido destaque do time na Copa São Paulo daquele ano.

“O Desportivo é um clube muito bom e oferecia uma estrutura muito boa para todos os atletas e acho que isso me ajudou na minha transição para o Grêmio. Ele sempre foi referência em futebol de base e foi a realização de um sonho seguir para o profissional de uma equipe tão grande quanto o Grêmio. Eu sempre trabalhava para receber as oportunidades. Colocava na cabeça que elas chegariam e eu deveria estar preparado”, conta.

Brenno saiu de terceiro goleiro, atrás de Paulo Victor e Vanderlei, que já nem está mais no clube, e assumiu a titularidade no início da temporada 2021. Neste tempo de clube, ele trabalhou com Renato Gaúcho e agora, recentemente, com Tiago Nunes. “Dois caras referências na profissão, cada um com uma maneira de pensar”, diferencia.

De Sorocaba, o arqueiro leva boas memórias de infância. Mas não passou pelo São Bento, clube da cidade, por ter ido muito cedo para o Desportivo. “Todo final de semana íamos lá na casa da minha vó, ela morava na Árvore Grande, perto do Paulistão, Avenida São Paulo. A gente passava o final de semana inteiro jogando bola, brincando. Eu e meu primo sempre fomos muito unidos. Essa é a parte que eu guardo de Sorocaba, da minha família. Os amigos da escola também, levo comigo até hoje”.

O Campeonato Brasileiro começa hoje (30) para o Grêmio, às 16h, diante do Ceará, na Arena Castelão. E Brenno não está satisfeito “apenas” com o Gauchão: quer mais para a carreira. “O Grêmio sempre entra para ser campeão de tudo que disputa. Temos Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana e vamos brigar para ser campeão nos três”, finalizou.

Além do Imortal, Brenno Costa também pretende representar o Brasil na Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos e conquistar a medalha de ouro. Ele foi convocado por André Jardine para os amistosos contra Cabo Verde e Sérvia e um período de treinamentos antes da divulgação da lista definitiva. (Marina Bufon)