Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim

Votorantim incentiva esporte por pessoas com deficiência

29 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação com informações da Prefeitura de Votorantim
Prefeitura de Votorantim e Comitê Paralímpico Brasileiro firmaram parceria.
Prefeitura de Votorantim e Comitê Paralímpico Brasileiro firmaram parceria. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (26/5/2021))

Votorantim terá um programa voltado à prática esportiva para pessoas com deficiência física, visual e intelectual. O trabalho será conduzido por integrantes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A intenção da Secretaria de Desporto é iniciar as aulas no segundo semestre.

A parceria entre a Prefeitura de Votorantim e o CPB foi assinada na quarta-feira (26) no Paço Municipal. O evento teve as presenças de Yohansson Nascimento, vice-presidente do Comitê, e de David Farias Costa, coordenador do programa de Educação Paralímpica.

O programa de Educação Paralímpica planeja e desenvolve atividades para a formação, qualificação e aprimoramento de técnicos, classificadores, árbitros e outros profissionais do esporte. Cursos também são organizados para a utilização do esporte como ferramenta de convivência e socialização, tanto em escolas quanto em entidades assistenciais.

Segundo Yohansson, essa parceria entre o governo municipal e o CPB dará oportunidade às pessoas com deficiência praticarem alguma atividade esportiva. As atividades são realizadas nos formatos à distância e presencial -- caso haja a necessidade de aulas práticas. “São cursos para a formação de treinadores, fisioterapia no esporte paralímpico, psicologia, por áreas de deficiência e arbitragem”, comenta.

Os cursos disponibilizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro serão destinados a qualquer profissional de educação de Votorantim. As aulas não serão restritas aos educadores físicos. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Votorantim)