Fórmula Indy
Indy tem mais um vencedor inédito
A temporada 2021 da Fórmula Indy teve mais um vencedor diferente ontem (15), no GP de Indianápolis 1, quinta prova do ano. O holandês Rinus VeeKay (Carpenter) estragou a festa do pole Romain Grosjean (Dale Coyne) e festejou seu primeiro triunfo na categoria. Foi a primeira vitória da Carpenter desde Iowa-2016, quando o ganhador foi Josef Newgarden.
Mesmo assim, o francês -- que escapou da morte na Fórmula 1 em 2020, ao sobreviver à explosão da sua Haas no acidente do GP do Bahrein -- tem muito a comemorar. Ele liderou boa parte da prova, subiu ao pódio na Indy pela primeira vez e voltou a comemorar uma vitória após jejum de quase seis anos.
O espanhol Álex Palou (Ganassi), que ganhou no Alabama, pela abertura do campeonato, confirmou o excelente início do ano e foi a mais um pódio, chegando em terceiro -- apesar dos ataques de Josef Newgarden (Penske), o quarto colocado. Graham Rahal teve muitos problemas na largada, ao se envolver em acidente entre Conor Daly e Simon Pagenaud (Penske) e que atrapalhou também Scott Dixon (Ganassi) e Pato O’Ward (McLaren). Fez brilhante corrida de recuperação para cruzar a linha de chegada em quinto lugar.
Dixon, atual campeão, chegou a cair para 19º lugar na primeira curva e acabou em nono -- resultado suficiente para lhe manter a ponta da classificação geral, com 176 pontos. A próxima etapa da Indy será em 30 de maio, nas famosas 500 Milhas de Indianápolis, com a participação dos brasileiros Tony Kanaan (Ganassi), Hélio Castroneves (Meyer Shank) e Pietro Fittipaldi (Dale Coyne). (Da Redação)