Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato Paulista

São Paulo é favorito contra a Ferroviária

Em casa, Tricolor decide vaga à semi do Paulistão

14 de Maio de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Gabriel Sara (foto) formará dupla de ataque com Pablo.
Gabriel Sara (foto) formará dupla de ataque com Pablo. (Crédito: PAULO PINTO / SAOPAULOFC.NET (13/12/2020))

O São Paulo é favorito hoje (14) contra a Ferroviária, às 21h30, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Fez a melhor campanha da fase de grupos e joga no Morumbi -- a única vantagem é disputar o jogo único em casa, que terá definição nos pênaltis em caso de empate. Mas enfrenta o peso emocional de um jejum de 16 anos sem título estadual contra a equipe de Araraquara.

Se passar pela Ferrinha, o Tricolor enfrentará o Mirassol na semifinal, possivelmente no domingo, outra vez em casa. Os enfrentamentos são definidos pelas campanhas desde a primeira fase. O time do Morumbi manterá a maior pontuação; o Mirassol terá o pior desempenho entre os semifinalistas. O Corinthians já está classificado.

A obsessão são-paulina pelo torneio estadual, que já foi chamado de “Copa do Mundo” pela diretoria que tomou posse em janeiro, orientou o planejamento do técnico Hernán Crespo nesta semana. Com o aval dos diretores, o argentino poupou dez dos 11 titulares no empate de quarta-feira (12), em Montevidéu, diante do Rentistas, pela Copa Libertadores. Isso significa que o time titular está descansado, o que aumenta o peso do favoritismo.

O plano de escalar força máxima, no entanto, foi frustrado pelas dificuldades impostas pela maratona de jogos. Crespo não deverá contar com Daniel Alves, Luciano e Eder, que passaram a semana toda em tratamento por problemas musculares sofridos há uma semana, no jogo contra o Racing, na Argentina. Deles, só Luciano participou de parte das atividades de campo ontem (13), quando os jogadores do São Paulo se representaram após o empate no Uruguai. O atacante só participou do aquecimento com o elenco.

No lugar de Luciano, o escolhido deve ser Gabriel Sara, que não viajou ao Uruguai. Rojas e Galeano, que também jogam na posição, entraram em campo contra o Rentistas.

Do outro lado, a Ferroviária entra em campo com a chance de quebrar um jejum de 36 anos sem disputar a semifinal do Campeonato Paulista -- a última vez foi em 1985. Na fase classificatória, a equipe terminou na vice-liderança do Grupo B, com 21 pontos, seis a menos que o líder São Paulo, que somou 27.

“O São Paulo é o favorito pelo que vem apresentando, mas temos nossas qualidades e esperamos ir lá (no Morumbi) fazer um grande jogo”, garantiu o treinador Elano. Ele vai promover o retorno de vários titulares que foram poupados na vitória sobre o São Caetano por 3 a 0. Sua principal para surpreender o Tricolor em casa atende pelo nome de Bruno Mezenga. Revelado pelo Flamengo, o atacante é o principal goleador do Paulistão, com oito gols. (Estadão Conteúdo)

SÃO PAULO x FERROVIÁRIA

São Paulo - Tiago Volpi, Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinicius, Luan, Liziero, Benítez e Reinaldo; Gabriel Sara e Pablo. Técnico Hernán Crespo

Ferroviária - Saulo; David Samuel, Gustavo Medina, Alexandre e Igor; Yuri, Anderson e Fellipe Mateus; Hygor, Julio Vitor e Rogério. Técnico: Elano

Árbitro - Salim Fende Chávez

Horário - 21h30

Local - Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)