Futebol sul-americano
Conmebol confirma finais da Libertadores e Sul-Americana em Montevidéu
Estádio Centenário será palco das decisões, em novembro
A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (13), depois de reunião remota de seu Conselho Executivo, que as finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana desta temporada acontecerão no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, em novembro. Ambas as decisões serão disputadas em duelos únicos.
A escolha, segundo informado pela entidade, se deu pela boa projeção sanitária do país para o mês das decisões. Para 2022, Guayaquil, no Equador, e Brasília seriam as sedes para os torneios, respectivamente.
As autoridades uruguaias garantiram à entidade que o país estará protegido e totalmente vacinado em novembro. Inclusive, o plano é que grande porcentagem da população já esteja vacinada até julho. Além dessa escolha motivada pela crise sanitária, pode-se entender o movimento como uma jogada política da Conmebol, já que o Uruguai luta para ser a sede sul-americana da Copa do Mundo de 2030.
???????????? A final da CONMEBOL #Libertadores 2021 será disputada no mítico Estádio Centenário, em Montevidéu, capital do Uruguai!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 13, 2021
???? Será no dia 20 de novembro, no palco que mais recebeu partidas da Copa na história.#GloriaEterna pic.twitter.com/Zji92hjtuO
Em outros países da América do Sul, por exemplo o Peru, os times visitantes nem podem sair do hotel para treinar ou reconhecer o estádio. Na Colômbia, algumas cidades estão transferindo suas partidas.
O Brasil conta com sete equipes na atual edição da Libertadores: o atual campeão Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG e Internacional. Se a fase de grupos terminasse agora, seis se classificariam na liderança da chave, enquanto o Peixe avançaria em segundo.