Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol sul-americano

Conmebol confirma finais da Libertadores e Sul-Americana em Montevidéu

Estádio Centenário será palco das decisões, em novembro

13 de Maio de 2021 às 17:30
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Estádio Centenário, em Montevidéu, receberá as finais únicas da Libertadores e da Sul-Americana de 2021
Estádio Centenário, em Montevidéu, receberá as finais únicas da Libertadores e da Sul-Americana de 2021 (Crédito: Reprodução/Conmebol)

A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (13), depois de reunião remota de seu Conselho Executivo, que as finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana desta temporada acontecerão no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, em novembro. Ambas as decisões serão disputadas em duelos únicos.

A escolha, segundo informado pela entidade, se deu pela boa projeção sanitária do país para o mês das decisões. Para 2022, Guayaquil, no Equador, e Brasília seriam as sedes para os torneios, respectivamente.

As autoridades uruguaias garantiram à entidade que o país estará protegido e totalmente vacinado em novembro. Inclusive, o plano é que grande porcentagem da população já esteja vacinada até julho. Além dessa escolha motivada pela crise sanitária, pode-se entender o movimento como uma jogada política da Conmebol, já que o Uruguai luta para ser a sede sul-americana da Copa do Mundo de 2030.

Em outros países da América do Sul, por exemplo o Peru, os times visitantes nem podem sair do hotel para treinar ou reconhecer o estádio. Na Colômbia, algumas cidades estão transferindo suas partidas.

O Brasil conta com sete equipes na atual edição da Libertadores: o atual campeão Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG e Internacional. Se a fase de grupos terminasse agora, seis se classificariam na liderança da chave, enquanto o Peixe avançaria em segundo.