Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórmula 1

Hamilton supera Verstappen e vence GP da Espanha

O ponto da melhor volta ficou com Verstappen

09 de Maio de 2021 às 16:34
AFP
O piloto britânico da Mercedes, Lewis Hamilton, comemora no pódio após a vitória
O piloto britânico da Mercedes, Lewis Hamilton, comemora no pódio após a vitória (Crédito: LLUIS GENE / AFP)

O piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 neste domingo (9), superando seu grande rival, Max Verstappen (Red Bull), no circuito da Catalunha em Montmeló.

Hamilton consolida assim sua liderança no Mundial, aumentando sua vantagem sobre o holandês de 8 para 14 pontos, enquanto o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) completa o pódio da quarta prova da temporada. O ponto da melhor volta ficou com Verstappen.

Prova

Tendo largado na pole position, mas ultrapassado por Verstappen logo na primeira curva, Hamilton acabou vencendo graças ao tempo de seus dois pit stops que lhe permitiram alcançar o piloto da Red Bull a sete voltas da chegada, com pneus mais frios, e ultrapassá-lo em sua primeira tentativa.

O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) terminou em quarto, à frente do mexicano Sergio Pérez (Red Bull), do australiano Daniel Ricciardo (McLaren), do espanhol Carlos Sainz Jr (Ferrari) e do britânico Lando Norris (McLaren).

Os dois franceses Esteban Ocon (Alpine) e Pierre Gasly (AlphaTauri) fecharam a lista dos dez primeiros, apesar de Gasly ter sido penalizado em 5 segundos por estar muito à frente no grid de partida.

O companheiro de equipe espanhol de Ocon, Fernando Alonso, terminou apenas em 17º.

Uma imagem inusitada da prova foi protagonizada pelo italiano Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) que precisou parar nos boxes no início da corrida porque um dos seus novos pneus estava murcho e inutilizável.

Espectadores

Esta corrida foi disputada diante de 1.000 espectadores sorteados ao acaso, para assinalar o levantamento na noite de sábado para domingo do estado de emergência sanitária em vigor no país desde outubro.

Nesta temporada, alguns espectadores vacinados ou curados da Covid-19 estiveram presentes na prova inaugural no Bahrein em 28 de março. O próximo GP, em Mônaco, será realizado diante de 7.500 pessoas por dia nos dias 20, 22 e 23 de maio.