Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórmula 1

Hamilton faz história

Inglês da Mercedes conquista 100ª pole na carreira e sai na frente na Espanha

09 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Feito do piloto foi eternizado com troféu em formato de pneu.
Feito do piloto foi eternizado com troféu em formato de pneu. (Crédito: EMILIO MORENATTI / POOL / AFP)

O heptacampeão Lewis Hamilton segue fazendo história na Fórmula 1. O inglês da Mercedes conquistou sua 100ª pole position da carreira, ontem, e larga na frente do GP da Espanha, no Circuito da Catalunha, nos arredores de Barcelona, hoje, às 10h. Depois de dominar os treinos, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, ficou em segundo, com Valtteri Bottas, também da Mercedes, em terceiro.

Hamilton desceu do carro incrédulo com sua marca histórica. Primeiro piloto a alcançá-la na Fórmula 1. Recebeu cumprimentos dos concorrentes Bottas e Verstappen e cumprimentou todos os integrantes da equipe. Recebeu um troféu em formato de pneu para eternizar o feito. “Estou muito feliz, muito grato, é como se fosse a primeira (pole)”, afirmou Hamilton.

Para fazer história, porém, ele precisou modificar o carro ao longo da tomada de tempo, por não conseguir render como queria nas primeiras voltas do treino classificatório. Foi apenas o nono no Q1, por exemplo. “No Q3 eu estive bem, num fim de semana forte. Mas tivemos de fazer mudanças e estava preocupado como o carro ia reagir”, admitiu. “E percebi que melhorou. Eu pedi essa mudança, pois estava sempre atrás na classificação e precisava melhorar o ritmo.”

Com sua humildade característica, ele dividiu o mérito das 100 poles com todos da equipe Mercedes. “Quando eu mudei de equipe em 2012, nunca imaginei que pudesse alcançar essa marca. Essas 100 poles vêm de todas as pessoas que trabalham na equipe, que me dão suporte. O caro estava lento, não fazia as curvas ok, como eu queria, fui fazendo ajustes com eles e essa combinação foi melhorando. Nunca vou esquecer essa volta.”

Será a quinta vez que Hamilton larga na frente em Barcelona nos últimos anos. Foi assim ano passado, em 2016, 17 e 18. Bottas fez a pole em 2019, num domínio recente enorme da Mercedes na Espanha.

O Q1 terminou com surpreendente volta de Lando Norris, da McLaren, cravando 1min17s821, deixando Bottas em segundo e Charles Leclerc, da Ferrari, em terceiro. Lewis Hamilton ficou somente em nono. Melhor tempo do fim de semana nos treinos livres, Verstappen, da Red Bull Racing ficou em quarto.

Além de Hamilton, Verstappen e Bottas, as dez primeiras posições do grid têm: Charles Leclerc (MON/Ferrari), em 4º; Esteban Ocon (FRA/Alpine), 5º; Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), 6º; Daniel Ricciardo (AUS/McLaren), 7º; Sergio Pérez (MEX/Red Bull), 8º; Lando Norris (GBR/McLaren), 9º e Fernando Alonso (ESP/Alpine), em 10º. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)