Paulistão
Verdão precisa vencer e torcer pelo maior rival
O Palmeiras fecha a fase de grupos do Campeonato Paulista contra a Ponte Preta, hoje, às 16h. Em Campinas, o time alviverde precisa vencer e torcer para o Novorizontino tropeçar diante do Corinthians na Neo Química Arena para se classificar às quartas de final. Logo, a equipe do técnico Abel Ferreira conta com a ajuda do arquirrival para avançar ao mata-mata do torneio do qual é o atual campeão.
Terceiro do Grupo C, o Verdão entra na última rodada da primeira fase com 18 pontos, enquanto o Novorizontino, segundo colocado da chave, soma 19. O Red Bull Bragantino, com 22, já tem a vaga garantida. Caso o Palmeiras empate e o time de Novo Horizonte perca, a decisão ficaria no saldo de gols. A equipe do interior está em vantagem no momento: 6 contra 5.
A situação do Palmeiras se complica pelo fato de o rival já ter sua vida resolvida no Paulista. O Corinthians joga apenas para cumprir tabela: já tem a primeira posição de seu grupo garantida, enfrentará a Inter de Limeira nas quartas e não tem chance de alcançar a primeira colocação geral.
E mesmo que o jogo seja decisivo, engana-se quem pensa que a comissão técnica mudou o planejamento feito no início da temporada e vai escalar reservas. Segundo o auxiliar João Martins, a estratégia não foi invertida e em Campinas jogarão os atletas considerados reservas. O foco, portanto, segue sendo a Copa Libertadores, competição em que o Palmeiras ostenta 100% de aproveitamento e lidera seu grupo com folga.
Resta saber se a escalação será semelhante à que derrotou o Santos na última quinta-feira, com nomes importantes do elenco em campo, casos de Weverton, Felipe Melo, Gustavo Scarpa e Willian, ou se Abel Ferreira lançará mão de um time mais alternativo, com a presença de mais jovens e de jogadores menos utilizados, como Garcia, Henri e Fabinho. É possível, porém, que alguns titulares sejam utilizados.
Lucas Lima se recuperou de uma lesão na coxa direita, e deve voltar aos gramados após quase dois meses. Breno Lopes, Kuscevic e Gabriel Menino fazem tratamento na Academia de Futebol e seguem sem prazo de retorno à equipe, bem como Gabriel Veron, que se recupera de uma lesão muscular.
Despedida digna
Eliminada na primeira fase do Campeonato Paulista, a Ponte Preta quer se despedir do torneio de forma positiva e já iniciar a preparação para o Troféu do Interior, que dá ao campeão o direito de jogar a Copa do Brasil. No duelo contra o Palmeiras, a motivação é grande por poder tirar o rival da competição. As novidades são os retornos de suspensões do técnico Fábio Moreno e do lateral-esquerdo Yuri. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
PONTE PRETA x PALMEIRAS
Ponte Preta - Ygor Vinhas; Apodi, Rayan, Ruan Renato e Yuri; Dawhan, Vini Locatelli e Camilo; Niltinho, Moisés e Paulo Sérgio Técnico: Fábio Moreno
Árbitro - Flávio Rodrigues de Souza
Local - Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Horário - 16h
Palmeiras - Vinicius Silvestre; Garcia, Henri, Renan e Victor Luis; Fabinho, Pedro Bicalho e Lucas Lima; Esteves, Giovani e Rafael Elias. Técnico: Abel Ferreira