Copa Libertadores
Palmeiras enfrenta o Del Valle, especialista em complicar brasileiros
Verdão recebe os equatorianos às 21h30, no Allianz Parque, pela Libertadores

Depois de estrear na Copa Libertadores com uma vitória definida no último lance em Lima, o Palmeiras terá hoje (27), às 21h30, no Allianz Parque, um adversário ainda mais gabaritado. O Independiente Del Valle, do Equador, se consolidou como uma das novas forças da América do Sul ao ganhar a Copa Sul-Americana em 2019 e se notabilizar pelas vitórias sobre clubes brasileiros
Nos últimos cinco anos o Independiente aprontou várias surpresas no futebol continental. A equipe em 2016 eliminou River Plate e Boca Juniors para chegar à final da Libertadores. O time ficou com o vice. Um pouco depois, em 2009, o clube equatoriano ganhou a Sul-Americana em uma campanha que contou com a vitória sobre o Corinthians na semifinal. O técnico era o espanhol Miguel Ramírez, hoje no comando do Inter.
O bom retrospecto diante de rivais brasileiros faz o Independiente Del Valle se orgulhar de no ano passado ter goleado o Flamengo por 5 a 0 no Equador pela fase de grupos da Libertadores. Já nesta edição, o time eliminou o Grêmio na última fase preliminar com duas vitórias. O resultado causou a demissão de Renato Gaúcho.
O Independiente virou uma potência a partir de 2006. O clube estava na terceira divisão do Equador, até ser comprado por dois empresários. Um deles é Michelle Deller, dono de redes de shopping centers no país. O outro é Franklin Tello, representante na América do Sul da rede americana de fast-food KFC, especializada em frango frito.
Curiosamente, o time também é comandado por um português. Renato Paiva trocou o trabalho de mais de dez anos nas categorias de base do Benfica para assumir o time equatoriano nesta temporada
O Palmeiras tem problemas na defesa para montar a escalação que fará a estreia em casa pelo Grupo A. O zagueiro Alan Empereur cumprirá suspensão pelo cartão vermelho recebido na estreia, diante do Universitario, em Lima. Renan deve ser o substituto. Na lateral esquerda, Matías Viña continua fora para cumprir a punição de três jogos pela expulsão na final da Recopa Sul-Americana.
O técnico Abel Ferreira ainda não pode contar com os lesionados Kuscevic, Lucas Lima, Breno Lopes e Gabriel Veron. No ataque, a aposta continua na dupla formada por Rony e Luiz Adriano.
Paulistão em risco
Para encarar o adversário de hoje, o Palmeiras poupou os titulares no domingo (25), contra o Mirassol, e perdeu por 2 a 1. Fabrício e Diego Gonçalves marcaram para o Leão, e Newton descontou para o Verdão. Gabriel Menino perdeu (mais um) pênalti.
O resultado deixou o Verdão em situação delicada no Campeonato Paulista: restando quatro rodadas para o fim da primeira fase, a diferença em relação ao Novorizontino está em cinco pontos. Além de ganhar os jogos que restam, o Palmeiras, quem diria, terá de torcer por derrotas do rival do interior.
Apesar disso, a equipe garante que a confiança não está abalada. “Queremos ganhar sempre, faz parte do DNA do clube. Sabemos onde queremos ir, para o que estamos trabalhando nesta competição”, disse o auxiliar técnico João Martins. (Ciro Campos - Estadão Conteúdo)
PALMEIRAS x INDEPENDIENTE DEL VALLE
Palmeiras - Weverton; Luan, Gómez e Renan; Marcos Rocha, Victor Luís, Danilo, Patrick De Paula e Raphael Veiga; Luiz Adriano e Rony. Técnico: Abel Ferreira
Independiente Del Valle-EQU - Ramírez; Hurtado, Pacho, Schunke, Segovia e Guerrero; Pellerano, García e Faravelli; Ortiz e Brian Montenegro. Técnico: Renato Paiva
Árbitro - Roberto Tobar (Chile)
Horário - 21h30
Local - Allianz Parque